Vol. 11 No. 1 (2022): Formação Docente em tempos de pandemia: possibilidades e desafios.

Em março de 2020, entramos em um contexto de desafios em diversos âmbitos com a pandemia da COVID-19. Na educação, a suspensão das aulas presenciais em todo o território nacional representa uma ação de grande impacto da realidade singular que estamos vivendo. Nessa perspectiva, o processo de ensino e de aprendizagem sofreu mudanças drásticas repentinamente. Para os professores, os efeitos da pandemia significaram o (re)pensar seu modo de ensinar.

Assim, a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS (REME), por força do Decreto Municipal n. 14.189, datado de 15 de março de 2020, o qual levou em consideração as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo Federal para o enfrentamento de emergência de Covid-19, suspendeu imediatamente as práticas presenciais de ensino.

Diante desse panorama, surgiu o projeto de extensão “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho” buscou trabalhar colaborativamente a fim de contribuir com a formação de profissionais da rede municipal de ensino em uma parceria interinstitucional entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) e profissionais de outras instituições.

 

Esta edição temática conta com onze artigos escritos pelos técnicos da Gerência do Ensino Fundamental e Médio-GEFEM/SUPED, alguns em parceria com docentes de outras instituições sobre o curso de extensão supracitado.

Convidamos o leitor para também ler o Editorial deste número temático com mais informações sobre a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS e do curso de extensão.

 

Published: 2022-08-19

Editorial

Seção Especial