Formação de professores que lecionam Ciências nos anos iniciais: ensino investigativo como estratégia didática para a alfabetização científica
Abstract
A formação de professores que ensinam Ciências é uma prática corrente da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da cidade de Campo Grande/MS. O presente trabalho trata de uma ação formativa que ocorreu no ano de 2020 e relata a experiência do curso de formação de profissionais de educação da Semed intitulado “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, fruto de parceria interinstitucional, mediante projeto de extensão, entre a secretaria e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Por meio do projeto de extensão, foram oferecidos momentos de estudos para professores que lecionam Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O presente trabalho relata a organização do curso, a participação docente da Rede Municipal de Ensino (Reme) e explana-se sobre os conteúdos trabalhados no curso, a saber: Alfabetização Científica (AC) e Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Com isso, pode-se afirmar que a parceria entre a universidade e a Reme torna-se um caminho relevante na busca pela qualidade social da educação básica, diante dos desafios da formação continuada de professores. Teoria e prática são indissociáveis na construção do conhecimento e a oferta de cursos, como o organizado na supracitada parceria, abre as portas para o desenvolvimento da ciência e dos processos didático-pedagógicos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.