Reflexões sobre o uso de TDICs no ensino remoto: relato de um curso de formação de professores de Ciências
Abstract
O presente artigo se configura em um recorte do curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho”, desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, ocorrido no período de outubro a dezembro de 2020, com a participação de 47 professores de Ciências de anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme). Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo formativo do curso e realizar reflexões a respeito da formação docente. O referido estudo se estrutura na perspectiva da metodologia qualitativa, pois analisa e elucida sobre as estratégias propostas para o ensino remoto, a fim de debater sobre as potencialidades dos diferentes procedimentos didáticos. Os resultados expressam, ainda, a necessidade de reflexões a respeito do uso e aprimoramento das TDICs no contexto do ensino de Ciências. Outro ponto a ser considerado é a necessidade de readaptação e ressignificação da ação docente e, consequentemente, a quebra de paradigmas sobre a maneira de ensinar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.