Formação de Professores que lecionam Ciências Humanas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: experiência formativa interinstitucional Semed/UFMS na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de formação de professores que lecionam Ciências Humanas no ensino fundamental na Rede Municipal de Campo Grande/MS (Reme). A experiência foi fruto de uma ação interinstitucional entre a secretaria municipal de educação do supracitado município e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A ação ocorreu mediante o projeto de extensão intitulado “Formação de professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho” que propôs momentos de formação para os professores da Reme. Tais momentos foram organizados em dois núcleos: um comum a todos os professores e o segundo dividido entre as diversas áreas do conhecimento e a etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. Dentro do núcleo reservado aos anos iniciais, foram propostos tempos de estudo para os pedagogos que ensinam Geografia e História, este como o objeto deste trabalho. Com isso, apresentam-se algumas considerações sobre o ensino de Ciências Humanas na Reme, como ocorreu a roda de conversa com os professores sobre fontes e acervos digitais para o ensino de História e, por fim, o andamento do momento formativo em que foram apresentados os conceitos e categorias para a construção do raciocínio geográfico nos anos iniciais. Ao final de tal experiência formativa, entendeu-se que o tema proposto demanda de mais tempo de estudo para que os pedagogos tenham um desenvolvimento significativo quanto aos fundamentos e metodologias de ensino das Ciências Humanas, bem como se desenvolva, profissionalmente, como um unidocente que consiga problematizar as vivências dos alunos de forma a oportunizar a efetivação da aprendizagem, em tempos de ensino remoto ou não.
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