Formação Continuada de Educação Física em Parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: possibilidades e desafios em tempo de pandemia
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo descrever a formação continuada de Educação Física em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, bem como fomentar discussões sobre possibilidades e desafios durante a pandemia da covid-19. A metodologia utilizada foi um relato de experiência. A formação foi dividida em dois momentos, quais sejam, conhecimentos comuns e conhecimentos específicos de cada componente curricular representados em cinco módulos. 1. Introdução – Implementação do Referencial Curricular da Reme; 2. Ensino de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3. Ensino de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental; 4. Educação Física Inclusiva – Eu promovo a inclusão? e 5. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Os principais destaques foram: a formação como fomento de diferentes discussões entre os docentes; a reflexão sobre a prática pedagógica durante o contexto da pandemia; as sugestões de trabalhos referentes às dúvidas e incertezas sobre as aulas não presenciais e a condução da prática pedagógica. Desse modo, a parceria entre a UFMS e a SEMED conseguiu abordar diferentes temáticas, oportunizar conhecimentos teóricos e práticos, além de promover uma reflexão de diferentes ações pedagógicas dos docentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.