Ensinar a gramática por meio dos textos: um grande desafio
Abstract
Este artigo busca refletir sobre o ensino da gramática em uma perspectiva interacionista da linguagem, a partir da teoria, que procura esclarecer o assunto por meio do relato de 03 (três) experiências realizadas em sala de aula, oitavo ano, turno integral, de escola pública municipal, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Para tanto, nos pautamos na concepção de linguagem como forma de interação e sua relação com o ensino gramatical em sala de aula. Enfocar a gramática nessa perspectiva é essencial para que o ensino de língua aconteça de forma dinâmica e produtiva, possibilitando o desenvolvimento das habilidades de leitura, de produção e de análise linguística de texto, proficientes e capazes de ampliar a capacidade comunicativa dos estudantes. Na sequência, corroborar-se-á com atividades práticas que possibilitam abordar, em sala de aula, habilidades linguísticas por meio da prática.
Palavras-chave: Gramática. Variação. Ensino.
ABSTRACT
This article tries to reflect on the teaching of grammar in an interactionism perspective of language, from theories, that we’ve based on the concept seeking to clarify the matter by reporting three (03) experiences in the classroom, eighth year, fulltime, in the public school, in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. For that we based ourselves on the conception of focusing grammar in this perspective to be essential so that language happens dynamically and productively, with the ability to enable reading, production and linguistic textual analysis, proficient and able to expand the communicative skills of the students. Further, it will corroborate with practical activities that allow addressing in the classroom, language skills through practice.
Keywords: Grammar. Variation. Education.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.