A profissionalização do ensino e a formação para a profissão docente
Abstract
Este ensaio trata da profissionalização do ensino e da formação para a profissão docente, que tem sido uma das principais discussões a partir da introdução do movimento internacional reformista na educação, década de 1980. Esse campo de pesquisa conta, em nível internacional, com expressiva profusão e multiplicação de estudos nessa área e chega ao Brasil, na decada de 1990, especificamente em 2006 com a aprovação da emenda Constitucional nº 53 que confere o professor da educação básica o status " profissional da educação" e o insere na categoria de trabalhador da educação. Objetiva-se com esse estudo ajudar a compreender o retrato historico da profissão docente e os desafios atuais da profissionalização do ensino, em um cenário de reformas e mudanças inspirado num modelo empresarial. Examina-se dispositivos legais da formação e evolução da profissão docente e o debate sobre a profissionalização do ensino. Ao considerar as questões relativas à profissionalização do ensino e os desafios da profissão como questões não resolvidas no cenário educacional ao longo dos anos, confirma-se a complexidade da profissão professor na contemporaneidade em face da pluralidade de relações e vínculos envolvidos diante das exigencias de um novo modelo de sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.