A formação dos profissionais da educação como pressuposto para uma educação de qualidade
Abstract
A educação ao longo dos tempos tem contribuído para a emancipação das pessoas e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Por isso, é preciso que tanto os profissionais da educação, como a sociedade de um modo geral, compreendam o sentido da aquisição de conhecimento ao almejarem um contexto mais digno e igualitário. Desse modo, faz-se necessário que os educadores saibam a importância de seu trabalho e passem a se valorizar por meio de curso de especialização, curso de capacitação e, principalmente, que se mantenham constantes pesquisadores, renovando seus conhecimentos e oportunizando aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, pois quanto mais capacitado é o profissional de educação, melhor será a qualidade do ensino por ele ofertado. Para garantir a legitimidade do manuscrito aqui registrado fez-se uso dos seguintes teóricos: Chellotti (2006), Demo (2004, 2005), Haetinger (2003), Vasconcellos (2007), os quais oportunizam reflexões que levam a uma nova estruturação na abordagem do fazer pedagógico do professor, que se encontra voltada a uma nova práxis diante do atual contexto social. O presente trabalho oportunizou a compreensão da importância do estudo, da troca de experiência e da pesquisa no fazer do professor, no exercício de sua profissão.
Palavras–Chave: Qualificação. Capacitação. Fazer pedagógico.
Abstract
Education over time has contributed to the emancipation of the people and improving the quality of life of communities . Therefore , it is necessary that both the teachers, and society in general , understand the meaning of knowledge acquisition to climb and the one most worthy and egalitarian context . Thus , it is necessary that educators know the importance of their work and come to appreciate through specialization courses , training course , and especially that researchers remain constant , renewing their knowledge and providing opportunities for students new opportunities learning , as the more capable is the professional education, the better the quality of education offered by it . To ensure the legitimacy of the manuscript registered here made use of the following theorists : Chellotti (2006 ) , Demo (2004 , 2005) , Haetinger (2003 ) , Vasconcellos (2007 ) , which nurture reflections that lead to a new approach in structuring of pedagogical teacher , who is facing a new praxis in the current social context . This study provided an opportunity to understand the importance of the study, exchange of experience and research in making the teacher in the exercise of their profession.
Keywords: Qualification. Training. Pedagogical practice.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.