Formação permanente do professorado: uma experiência como formadora em escola particular em Nova Andradina-MS (2013)
Abstract
Este trabalho é fruto da insatisfação dos coordenadores do programa de formação permanente em uma unidade escolar diante dos resultados obtidos no ano de 2013. Com o objetivo de investigar os principais entraves para o sucesso do programa, este estudo foi desenvolvido a partir da análise do perfil dos educadores e formadores envolvidos na formação permanente, apresentando os desafios enfrentados por uma formadora. Inicialmente, apresentam-se dados obtidos do estudo sobre o perfil dos professores da instituição de ensino. Em seguida, avalia-se a metodologia utilizada no programa de formação e suas características que despertam resistência dos educadores, bem como as limitações financeiras e acadêmicas dos organizadores do programa. Foram analisados os registros oferecidos pela organização, produções dos professores, questionários, entrevistas e revisão bibliográfica. Serviram como aporte teórico os textos produzidos por Bauman (2002) tratando das características da sociedade contemporânea e Ibernón (2009) que empenha a tratar da formação permanente do professorado, com o objetivo de identificar os desafios vivenciados na formação permanente dos professores de uma escola particular de Nova Andradina-MS, nas etapas da educação Infantil, com crianças de 2 a 6 anos e Ensino Fundamental. Tal estudo procura evidenciar que improdutivo é ter uma postura conformista diante de tantos desafios investigados e que é necessário reafirmar um compromisso com a mudança que passa pelas análises das contradições buscando alternativas para a inovação. A necessidade de reformulações faz deste trabalho uma apresentação a ser concluída com as alternativas encontradas e realizadas por essa instituição. Espera-se que através deste estudo, caminhos sejam abertos para uma longa jornada de pesquisa e busca de alternativas para uma melhor efetivação dessa prática muito importante para a referida instituição.
Palavras: Formação permanente. Perfil docente. Qualificação
Resumen
Este trabajo es el resultado de la insatisfacción de los coordinadores del programa de formación continua en una unidad escolar en los resultados obtenidos en 2013. Con el fin de investigar los principales obstáculos para el éxito del programa , este estudio se desarrolló a partir del análisis del perfil de los docentes y de los formadores que participan en la formación permanente, la presentación de los desafíos que enfrenta un entrenador . Inicialmente se presentan los datos obtenidos del estudio sobre el perfil de la institución de formación magisterial . Luego evalúa la metodología utilizada en el programa de formación y sus características que despiertan la resistencia de los educadores , así como las limitaciones de los organizadores del programa financiero y académico. Se analizaron los registros ofrecidos por la organización , la producción de los docentes , cuestionarios , entrevistas y revisión de la literatura. Se desempeñó como textos teóricos producidos por Bauman ( 2002 ), relativo a las características de la sociedad contemporánea y Ibernon ( 2009 ) que se esfuerza por hacer frente a la formación continua de los docentes , con el fin de identificar las dificultades experimentadas en la formación de profesores de una escuela en particular Nueva Andradina -MS , en los pasos de la educación para los niños, con niños de 2-6 años y la escuela primaria. Este estudio trata de demostrar que es improductivo tener una postura conformista enfrentan muchos desafíos investigado y es necesario reafirmar el compromiso con el cambio que pasa por el análisis de las contradicciones que buscan alternativas para la innovación. La necesidad de una reformulación que hace una presentación de este trabajo a realizar con las alternativas encontradas en poder de esta institución. Se espera que a través de este estudio, los caminos están abiertos a un largo camino de la investigación y la búsqueda de alternativas para el mejor cumplimiento de esta importante práctica para esa institución.
Palabras-Clave: Formación Continua. Perfil del profesorado. Calificación.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.