O texto dissertativo e o empoderamento do jovem educando
Abstract
Neste artigo apresentamos as concepções de letramento, empoderamento e texto dissertativo, como esses conceitos funcionam dentro do processo educativo e são internalizados pelo indivíduo que demonstrará essa formação no meio em que vive. A escola com uma proposta que vise a formação desse sujeito empoderado deve pensar em práticas pedagógicas que forme um cidadão ativo na busca de soluções dos problemas civis. O processo começa nas séries iniciais ao contemplar as produções textuais dos alunos e culmina na elaboração de textos do tipo dissertativo que contempla a aplicação do letramento e empoderamento, treinando desde cedo uma consciência crítica e defensora de uma sociedade justa para todos.
Palavras-chave: Letramento. Empoderamento. Texto dissertativo.
Abstract
This article presents the conceptions of literacy, empowerment and dissertative text and how these concepts work inside of the educative process and are internalized by the individual that will demonstrate this formation in the place where he lives. The school with a proposal that aims the formation of this empowered citizen must think about pedagogical practices that forms an active citizen in the search for the civil problem solutions. The process starts in the initial series when it contemplates the literal productions of the pupils and culminates in the elaboration of texts of the dissertative sort that contemplate the application of the literacy and empowerment, training since early ages a critical and defending conscience of a society just for all.
Keywords: Literacy. Empowerment. Dissertative text.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.