Metodologias de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, dos anos finais
Abstract
O trabalho intitulado METODOLOGIA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, DOS ANOS FINAIS visa contribuir com a prática dos professores de Língua Portuguesa. Por meio de pesquisa bibliográfica, a partir da leitura em livros que abordam a temática em questão e de observação, durante acompanhamento pedagógico, em horário de planejamento, de alguns professores, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande/MS, na Escola Municipal onde estão lotados, assim, foi possível diagnosticar dificuldades e necessidades na prática do trabalho docente. Nesse sentido, pretende-se, também, subsidiar os professores com sugestões e orientações, fundamentadas na perspectiva do gênero textual, para o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa, com possíveis intervenções para que o desempenho do professor resulte em aumento do índice de proficiência dos discentes.
Palavras-chave: Aprendizagem. Texto. Aluno. Professor.
Abstract
The work entitled METHOD OF TEACHING AND LEARNING OF PORTUGUESE FOR ELEMENTARY EDUCATION, THE FINAL YEARS aims to contribute to the practice of Portuguese Language teachers. Through literature, from reading books that address the thematic in question and observation for monitoring pedagogic, in time of planning, some teachers, from 6th to 9th grade, the Municipal Schools/REME of Campo Grande/MS in the school hall where they are crowded, so it was possible to diagnose problems and needs in the practice of teaching. In this sense, we intend to also subsidize teachers with suggestions and orientations, based on the perspective of the genre, for the teaching and learning of Portuguese, with possible interventions for teacher performance resulting in increased rates of proficiency students.
Keywords: Learning. Text. Students. Teacher.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.