Ética e cidadania: construindo relações interpessoais em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS

Authors

  • Denise Tomiko Arakaki Takemoto
  • Maria Angela Arruda Fachini
  • Rosemeire Aparecida Marcondes Sodré Secretaria Municipal de Educação

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento do Projeto de Intervenção – PI, intitulado Ética e Cidadania: construindo relações interpessoais em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Esta temática é decorrente da aplicação de um questionário sobre os Indicadores da Qualidade na Educação junto a uma comunidade escolar. No desenvolvimento do projeto buscou-se responder o questionamento: “Desenvolver ações com foco na socialização, aumento da autoestima e nos direitos e deveres do cidadão poderão contribuir para a melhoria das relações interpessoais no ambiente escolar?” Para efetivação do trabalho seguimos um caminho metodológico apoiado na pesquisa-ação, de caráter investigativo qualitativo. Este trabalho aborda os temas: Gestão Democrática, Qualidade na Educação, Projeto Político Pedagógico, bem como, retrata a escola, sujeito da pesquisa, e o desenvolvimento das ações do PI. Os resultados encontrados apontam uma perceptível mudança inicial no comportamento das pessoas, principalmente no relacionamento interpessoal, ficando visível a reflexão sobre a ação e a importância da Gestão Democrática durante o desenvolvimento das ações que certamente contribuem para a melhoria da Qualidade na Educação. Temos claro que o projeto não finaliza; os temas devem ser retomados constantemente para que as pessoas internalizem e disseminem junto a seus pares. Cabe aos gestores suscitar junto à comunidade escolar a implementação do mesmo, a fim de cultivar o trabalho coletivo no ambiente escolar.

Palavras-chave: Relações interpessoais. Gestão democrática. Qualidade na Educação.

 

Abstract

This paper presents research’s results of a project named Ethics and Citizenship: Building interpersonal relationshipsin a school of Educations ’s Municipal Network of Campo Grande / MS, whose theme emerged after applying the questionnaire “Indicators of Quality in Education” in the community school, whose question was: "developing intiatives focused on socialization, increased self-esteem and the rights and duties of citizens can contribute to the improvement of interpersonal relationships within the school environment?” In order to accomplish this work we followed a methodological approach supported by action research, character investigative and qualitative. This paper discusses the following topics: Democratic Management, Quality in Education, Pedagogical Political Project, as well portrays the school, the subject of research, and development of Intervention Project’s action. The results show a noticeable change in people's behavior, especially in interpersonal relationships, becoming visible reflection on the action and the importance of democratic management in the development of actions that will certainly contribute to improving the Quality in Education. We are clear that the project does not end, the themes must be picked up constantly so that people internalize and spread of his colleages. It is up to managers raise whit the school community to implementthe same in order to foster harmony in the school envirinmentaction.

Keywords: Interpersonal relations. Democratic management. Quality in Education.

Author Biographies

Denise Tomiko Arakaki Takemoto

Especialista em Tecnologias em Educação – Pontifícia Universidade Católica / RJ e Gestão Escolar  -  Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul.

Rosemeire Aparecida Marcondes Sodré, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Ciências Biológicas. Pós Graduada em Alfabetização, Mídias na Educação e Gestão Escolar.

Diretora adjunta da E M Nagen Jorge Saad.

Published

2012-12-12