Papel do coordenador pedagógico frente ao uso dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem
Abstract
Este trabalho tem como objeto de estudo o papel do coordenador pedagógico quanto a utilização dos recursos tecnológicos na escola, tendo como sujeitos da pesquisa os Coordenadores Pedagógicos do curso de especialização em coordenação pedagógica, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, do polo III, turma B de Campo Grande/MS. Esta pesquisa objetiva investigar o papel do Coordenador enquanto mediador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e demais recursos disponibilizados, com foco na aprendizagem do aluno e está fundamentada principalmente nas concepções de Demo, 2010; Lévy, 2001; Orsolon, 2010; Piaget, 1975; Veen e Vrakking, 2009 e Vygotsky, 1998. Para a realização deste trabalho adotamos a metodologia de enfoque qualitativo, caracterizada como uma pesquisa de natureza descritiva, na qual foram elaborados questionários online, compostos de questões abertas, sem intervenção do entrevistador, e com aportes bibliográficos, em que houve a consulta de livros, teses, revistas, artigos e dissertações. Constatou-se que os coordenadores já possuem um olhar diferenciado quanto à utilização destes recursos e acreditam que podem fazer a diferença quando, usados de maneira eficaz e objetiva na construção do conhecimento.
Palavras- chave: Coordenador pedagógico. Recursos tecnológicos. Aprendizagem.
Abstract
The study’s object of this work is the use of technological resources in school, and the research’s subject is the Pedagogical Coordinator of the Specialization Course in coordinating education, developed by Universidade Federal de Mato Grosso in the south, linked to the secretaria de educação Básica do Ministério da Educação - SEB / MEC. do Pólo III – turma B – Campo Grande-MS. This research aims to investigate the Coordinator pedagogical’s role as a mediator of the Information and Communication Technologies (ICTs) and other resources available to focus on student learning and be based mealy in the conceptions of Demo, 2010; Lévy, 2001; Orsolon, 2010; Piaget, 1975; Veen e Vrakking, 2009 e Vygotsky, 1998. For this work we adopt the methodology of qualitative approach, characterized as a descriptive research in which online questionnaires were developed, composed of open questions, without interviewer’s intervention, and literature where there was consultation of books, theses, dissertations journals, articles and others cientifics publications. It was found that coordinators already have a different view regarding the use of these resources and believe they can make a difference when used effectively and objectively in the construction of knowledge.
Keywords: Pedagogical coordinator. Technology resources. Learning.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.