O hábito da leitura e a oralidade incentivados pelas mídias digitais

Authors

  • Deusdete Rodrigues Simões
  • Marilyn A. Errobidarte de Matos UFMS IFMS

Abstract

O brasileiro lê pouco, e boa parte não compreende o que lê, o que lhe proporciona uma restrita visão de mundo e de sua capacidade enquanto cidadão crítico. Nessa perspectiva, procurando conhecer os leitores que formamos na escola e auxiliá-los na oralidade, desenvolvemos a presente pesquisa com a seguinte questão investigativa: seria possível desenvolver a oralidade através da gravação de vídeos com os alunos? A pesquisa indicou que os vídeos, aliados a uma metodologia de ensino são ferramentas promissoras que auxiliam no desenvolvimento da oralidade.

Palavras-chave: Leitura. Oralidade. Mídias digitais.

 

Abstract

Brazilian people read little, and most do not understand what they read, bringing to them a limited world view, and little ability to be a critical citizen. From this perspective, seeking to know the readers who form the school and before that, help them with speech, this research developed with the following investigative question: would it be possible to develop oral communication by recording videos with the students? The survey indicated that the videos, along with a teaching methodology are promising tools to develop speaking.

Keywords: Leitura. Oralidade. Mídias digitais.

Author Biographies

Deusdete Rodrigues Simões

Curso de Especialização Mídias na Educação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marilyn A. Errobidarte de Matos, UFMS IFMS

Possui Graduação em Ciências Biológicas (1992) e Bacharelado em Ciências Econômicas (1995), ambos pela Universidade Católica Dom Bosco e Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira/RJ. Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é Professora de Metodologia da Pesquisa Científica no IFMS. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Planejamento Educacional, atuando em : projeto interdisciplinar, aprendizagem significativa, educação ambiental, webquest e softwares educativos.

Published

2012-12-13

Issue

Section

Relato de experiência profissional