O hábito da leitura e a oralidade incentivados pelas mídias digitais
Abstract
O brasileiro lê pouco, e boa parte não compreende o que lê, o que lhe proporciona uma restrita visão de mundo e de sua capacidade enquanto cidadão crítico. Nessa perspectiva, procurando conhecer os leitores que formamos na escola e auxiliá-los na oralidade, desenvolvemos a presente pesquisa com a seguinte questão investigativa: seria possível desenvolver a oralidade através da gravação de vídeos com os alunos? A pesquisa indicou que os vídeos, aliados a uma metodologia de ensino são ferramentas promissoras que auxiliam no desenvolvimento da oralidade.
Palavras-chave: Leitura. Oralidade. Mídias digitais.
Abstract
Brazilian people read little, and most do not understand what they read, bringing to them a limited world view, and little ability to be a critical citizen. From this perspective, seeking to know the readers who form the school and before that, help them with speech, this research developed with the following investigative question: would it be possible to develop oral communication by recording videos with the students? The survey indicated that the videos, along with a teaching methodology are promising tools to develop speaking.
Keywords: Leitura. Oralidade. Mídias digitais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.