Professores e mídias digitais: em busca da integração às práticas pedagógicas

Authors

  • Sandra Rose Rodrigues Cruz SEMED-MS

Abstract

 

Este trabalho é resultado da inquietação acerca da importância das mídias digitais no processo de aprendizagem que envolve professores e alunos no contexto da sala de aula. Tem a pretensão de apresentar argumentos que justifiquem a necessidade da integração das mídias digitais às práticas pedagógicas centrada no processo de aprendizagem tendo na autoria a referência para aprender e intervir nas situações vivenciadas, de modo a compreender as relações que se estabelecem na sociedade. Situa-se o estudo no contexto da sociedade do século XXI que exige de todos os profissionais, principalmente os professores, a compreensão das diferentes linguagens que se apresentam no uso das mídias digitais na aprendizagem, oportunizando aos alunos a possibilidade de interagir e intervir de maneira crítica na  sociedade e  na escola. Calcado na Pedagogia da Autoria, este estudo visa contribuir com a discussão das inúmeras possibilidades de aprender de maneira colaborativa com base em princípios de construção coletiva do conhecimento e possibilitar ao professor a reconstrução da prática pedagógica integrada às mídias digitais.

 

Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Mídias digitais. Práticas pedagógicas. Autorias virtuais. Pedagogia da autoria.


 

Abstract

The present work is a result of concern about the importance of digital media in the learning process that involves teachers and students in the classroom’s context. This work also presents arguments that justify the need for integration of digital media to teaching practices centered in the learning process with the authorship in reference to learn and intervene in situations experienced, in order to understand the relationships that are established in society. This work is situated in the context of the twenty-first century society that requires all professionals, especially teachers, to understand the different languages which present themselves in the use of digital media on learning, giving opportunities to the students and the possibility to interact and intervene with criticism in society and inside the school. Modeled in the Pedagogy of Authorship, this study aims to contribute to the discussion of the numerous opportunities to learn collaboratively, based on principles of collective knowledge construction and allowing the teacher to the reconstruction of pedagogical practice integrated digital media.

Keywords: Collaborative learning. Digital media. Teaching practices. Authoship. Virtual pedagogy of authorship.

Author Biography

Sandra Rose Rodrigues Cruz, SEMED-MS

Pedagoga, Psicopedagoga, atualmente Diretora do Centro de Formação para a Educação na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS.

Published

2011-08-31