Plano de desenvolvimento da escola pública (PDE) e sua adequação à realidade da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS
Abstract
O presente artigo origina-se de pesquisa bibliográfica sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola Pública (PDE), objetivando refletir sobre experiências de gestão e organização escolar, mediante programas de financiamento para a educação. A investigação parte de uma abordagem qualitativa, analisando as experiências da gestão e da organização de escolas municipais de Campo Grande/MS. Observa-se o fortalecimento de uma visão de gestão escolar estratégica, centrada na racionalização de gastos e na eficiência escolar, quando se trabalha em conjunto, isto é, em equipe pronta para agir em consonância com objetivos voltados para a melhoria educacional. Apresentam-se as ações em projetos que vão muito além do sentido político, e o processo histórico de implantação do PDE na Rede Municipal de Ensino (REME), além do envolvimento efetivo da equipe de sistematização na condução de ações pedagógicas.
Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento da Escola. Rede Municipal de Ensino. Ações pedagógicas.
Abstract
This article comes from literature on the Development Plan of the Public School (DPS). The goal is to think over experiences of management and school organization by analyzing funding programs for education. With a qualitative approach, the research examines the experiences in the management and organization of municipal schools in Campo Grande/MS. We observe a strengthening of the strategic vision about school management, based on rationalization of school spending and efficiency when working as a team, which is always focused on improving education. It shows the actions in projects that go far beyond the political aspect. It explains the historical process of implementation of the School Development Plan in the Municipal Schools and shows the effective involvement of the team using the DPS in conducting educational activities.
Keywords: Development Plan of the School, Municipal Schools. Educational Activities.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.