Plano de desenvolvimento da escola pública (PDE) e sua adequação à realidade da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS

Authors

  • Maria do Socorro Matos de Morais Cantero SEMED

Abstract

O presente artigo origina-se de pesquisa bibliográfica sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola Pública (PDE), objetivando refletir sobre experiências de gestão e organização escolar, mediante programas de financiamento para a educação. A investigação parte de uma abordagem qualitativa, analisando as experiências da gestão e da organização de escolas municipais de Campo Grande/MS. Observa-se o fortalecimento de uma visão de gestão escolar estratégica, centrada na racionalização de gastos e na eficiência escolar, quando se trabalha em conjunto, isto é, em equipe pronta para agir em consonância com objetivos voltados para a melhoria educacional. Apresentam-se as ações em projetos que vão muito além do sentido político, e o processo histórico de implantação do PDE na Rede Municipal de Ensino (REME), além do envolvimento efetivo da equipe de sistematização na condução de ações pedagógicas.

Palavras-chave: Plano de Desenvolvimento da Escola. Rede Municipal de Ensino. Ações pedagógicas.

 

Abstract

This article comes from literature on the Development Plan of the Public School (DPS). The goal is to think over experiences of management and school organization by analyzing funding programs for education. With a qualitative approach, the research examines the experiences in the management and organization of municipal schools in Campo Grande/MS. We observe a strengthening of the strategic vision about school management, based on rationalization of school spending and efficiency when working as a team, which is always focused on improving education. It shows the actions in projects that go far beyond the political aspect. It explains the historical process of implementation of the School Development Plan in the Municipal Schools and shows the effective involvement of the team using the DPS in conducting educational activities.

Keywords: Development Plan of the School, Municipal Schools. Educational Activities.

Author Biography

Maria do Socorro Matos de Morais Cantero, SEMED

Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (1995),Curso de Pós Graduação "lato Sensu" em Métodos e Técnicas do Ensino pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal-UNIDERP (1998), Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" Fundamentos da Educação-Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2000, Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" Políticas Públicas e Gestão Educacional no Contexto Intercultural Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2007), Curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Gestão Escolar e Coordenação Supervisão e Orientação Educacional na Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim.(2009) Faculdade do Vale do Itajaí-Mirim-FAVIM, Capacitação em Conselho Escolar pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta-UNB,1ª e 2ª fase. Concursada (1992 e 2007)pela Secretaria de Educação do Município de Campo Grande-MS, atualmente atua como Técnica em Gestão Escolar na Secretaria de Educação do Município de Campo Grande-MS-SEMED.Experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas-Associação de Pais e Mestres-APM; Plano de Desenvolvimento da Escola-PDE e em Conselho Escolar-CE na Educação Básica

Published

2012-12-12