Professor X TICS: dificuldades ou comodismo?
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as principais dificuldades encontradas pelos professores da Rede Pública Municipal de Educação de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, frente à utilização das tecnologias da informação e da comunicação e suas práticas pedagógicas. Com uma dimensão qualitativa, a pesquisa foi fundamentada por estudo bibliográfico e coleta de dados por meio de questionário aberto com professores atuantes nessa rede de ensino. Como resultado da investigação, concluiu-se que as maiores dificuldades encontradas são: falta de formação continuada dos professores, resistência ao uso da informática e ainda uma visão instrucionista da aprendizagem, constitui, assim, um grande desafio no sentido de adquirir competências para o desenvolvimento de novas práticas que visem à melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Informática educativa. Prática pedagógica. Construção do conhecimento.
Abstract
The aim of this paper is to analyze the main difficulties encountered by public school teachers Municipal Campo Grande, Mato Grosso do Sul by the use of information technology and computerization mainly on their teaching practices. With a qualitative dimension to research was based on literature research and data collection through questionnaire with teachers working within the education system. As a result of the investigation, concluded that the major difficulties encountered are: lack of teacher training, resistance to the use of computers and even an instructional vision of learning and thus constitute major challenges in efforts to acquire skills for development of new practices to improve student learning.
Keywords: Computers in education. Teaching practice. Construction of knowledge.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.