Wiki: ferramenta de autoria e colaboração na Web 2.0
Abstract
Novos espaços de construção de conhecimentos foram criados pela tecnologia da informação e comunicação (TIC). O ciberespaço rompeu as paredes das escolas e com o tempo para a aprendizagem. A Internet, aliada às inovações tecnológicas, impulsionou um vertiginoso espaço, a WEB 2.0, que trouxe em seu bojo as facilidades de criação e edição de páginas on-line. Urge, então, uma discussão sobre as possibilidades de uso das ferramentas de autoria na educação, em específico o Wiki. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades de uma ferramenta de autoria baseado em WIKI na educação. Como procedimento metodológico do estudo, a pesquisa caracterizou-se como sendo de revisão de literatura, onde foi traçado um quadro teórico para sustentação e desenvolvimento do tema. Do ponto de vista educacional, teóricos afirmam que a utilização do Wiki é uma vantagem, pois alunos engajados neste trabalho podem assumir o papel ativo no processo de construção do conhecimento. O uso do Wiki na educação pode ser fundamental para o desenvolvimento da autoria aberta, uma vez que, todos os usuários envolvidos neste processo têm a liberdade de criação e alteração das edições de uma forma dinâmica, colaborativa, interativa e democrática.
Palavraschave: Web 2.0. Wiki. Autoria. Colaboração.
Abstract
New places of the construction of knowledge were created by information and communication technology (ICT). Cyberspace broke with the walls of schools and time for learning. The internet coupled with technological innovations spurred a vertiginous space, WEB 2.0, which brought the facilities for creating and editing pages online. So we have a discussion of possible uses of authoring tools in education, specifically the Wiki. From this perspective the0 present work aims to analyze the potential of an authoring tool based on WIKI in education. As a methodological procedure of the study, the research was characterized as a literature review, which was outlined a theoretical framework for sustaining and developing the theme. From an educational standpoint theorists argue that the use of Wiki is an advantage because students engaged in this work can take an active role in the process of knowledge construction. Using Wiki in education can be instrumental in the development of open authorship, a time that all users involved in this process has the freedom of creating and changing issues in a dynamic, collaborative, interactive and democratic.
Keywords: Web 2.0. Wiki. Authorship. Collaboration.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.