Educação a distância (EaD): avaliação da aprendizagem na era digital

Authors

  • Nara de Quevedo Sgarbi UNIGRAN

Abstract

Como educadores sabemos que  em educação nada é rápido, nada se dá de uma hora para outra, as mudanças são contínuas, mas lentas, pois trabalhar com pressupostos educativos exige de quem se envolve no processo, observação, estudo, reflexão, para  depois partir para a ação. Diante desse quadro, temos a certeza de que a Educação a Distância (EaD) é, atualmente, uma realidade presente em boa parte do sistema educacional brasileiro e essa presença se faz importante se levarmos em consideração a extensão de nosso país, sua diversidade e a necessidade que temos de proporcionar o acesso ao saber para a população que, por um ou outro motivo, necessita de uma formação, mas não dispõe de tempo ou acessibilidade para frequentar a educação presencial. Como afirma Petri (1996), a EaD deve ser percebida como uma modalidade de se tecer educação via democratização  do conhecimento, conhecimento esse que deve estar disponível para todos que se propuserem  a apreciá-lo, independente do espaço , do tempo ou das estruturas formais não flexíveis com as quais se depararam até determinado momento. Diante do exposto, este texto tem o propósito de tecer reflexões sobre a avaliação do processo de ensino/aprendizagem disposto na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), abordando considerações que percorram questões importantes, tais como: o processo educativo na EaD, o ensino/aprendizagem, a avaliação da aprendizagem e, especificamente, a avaliação da aprendizagem na EaD. Para tanto, abordaremos teóricos como: Romiszowski (2004), Garcia (1995), Moran (2000, 2002), Libâneo (1991), entre outros, que tem se dedicado à referida temática e defendido ideias, que objetivam pensar a EaD, como propulsora de conhecimentos que possibilitem aos alunos tornarem-se pessoas críticas, conscientes de seus papeis como cidadãos.

 

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Avaliação.

 

 

Abstract

As teachers, we know that in education nothing is fast, nothing happens at any time; changes are Constant but slow, since working with educational purposes demands a lot from those ones who are getting involved in the process, observation, study, reflection and after all, act. In the face of this fact, we are sure that Distance Learning (DL) is, nowadays, a reality present in a great part of the Brazilian educational system and this presence is so important if we take into consideration our country’s size, its diversity and the necessity we have to provide the access of our population on knowledge, that for some reason, needs a better upbringing but it does not have time or accessibility to attend presence teaching. As Petri (1996) states, Distance Learning (DL) must be understood as a modality which prepares education through knowledge democratization and that must be available for all, not depending on the space, time or formal structures they may come across at any moment. So, this text aims to reflect about the evaluation on the distance teaching/learning process, by virtual learning environmental (VLE), approaching some considerations answering important questions related to the educational process on DL, to teaching/learning, to learning evaluation, specially to the evaluation on DL apprenticeship. Thus, some theorists such as Romiszowski (2004), Garcia (1993), Moran (2000), Libâneo (1991) and others will be noted, since they  devote and defend the ideas related to DL as a knowledge propeller which facilitates the students to become critical persons and conscious of their roles as citizens.

Keywords: Education. Technology. Evaluation.


Author Biography

Nara de Quevedo Sgarbi, UNIGRAN

Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN – MS. Professora Doutora em Linguística e Língua Portuguesa.

Published

2011-08-31