A produção de projetos de Educação Ambiental (EA) por educadores/as da ETI - Ana Lúcia de Oliveira Batista, Campo Grande/MS.
Abstract
Este estudo é um recorte de uma das etapas de nossa pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, linha de pesquisa Educação Ambiental (EA). Buscamos neste momento apresentar e analisar as produções de projetos de Educação Ambiental elaborados durante o processo de intervenção da pesquisa, por meio de uma formação continuada, planejada e executada com educadores/as da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Ana Lúcia de Oliveira Batista, no município de Campo Grande/MS. A formação continuada de 40 horas aconteceu com atividades de estudo, reflexão e produção, em encontros presenciais e momentos de estudo a distância. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa. No processo de investigação de caráter qualitativo, o pesquisador está atento ao processo dos acontecimentos, valorizando a perspectiva dos sujeitos participantes, considerando os diferentes pontos de vista. As mensagens nos projetos de EA elaborados pelos/as educadores/as foram observadas/verificadas por meio da análise de conteúdo. O processo é iniciado com a pré-análise, que consiste na organização do material; a segunda fase diz respeito à descrição analítica, etapa de estudo aprofundado do material, codificação, classificação e categorização; na última fase, interpretação inferencial, realizando-se a sistematização dos resultados para construção dos dados da pesquisa. Os projetos foram produzidos em grupos, levando-se em consideração o trabalho que os/as professores/as estavam desenvolvendo naquele período ou a ser desenvolvido nos próximos bimestres letivos. A produção escrita dos projetos aconteceu sob orientação das coordenadoras pedagógicas e com auxílio da pesquisadora. Identificou-se forte discurso da problematização, com práticas interdisciplinares nos projetos de EA produzidos, contudo, as discussões e planejamentos de ações, ainda, apresentam grande valorização dos processos de informar, conscientizar, mudar o comportamento, em detrimento de uma discussão mais política sobre a temática.
Palavraschave: Interdisciplinaridade. Estudo a distância. Produção.
Abstract
This study is an excerpt from one of the stages of our research Masters in Science Teaching, research line Environmental Education (EE). We seek now to present and analyze the production of environmental education projects developed during the process of intervention research, through a continuing education, planned and executed with educators/those of the Municipal School Full-Time (FTE) Ana Lúcia de Oliveira Batista in the municipality of Campo Grande/MS. The 40 hours of continuing education activities took place to study, reflection and production, in person meetings and moments of distance study. This is a research developed within a qualitative approach. In the process of qualitative research, the researcher is aware of the process of events, highlighting the participants' perspective, considering the different points of view. The messages on the projects developed by EA / the teachers/those were analyzed using content analysis. The process starts with the pre-analysis, which is to organize the material, the second stage concerns the analytical description, step study of the material, coding, classification and categorization, the last stage, interpretation, inference, and where the systematization of the results for the construction of the survey data. The projects were produced in groups taking into account the work that/the teachers/were developing at the time or work to be developed in the coming academic marking periods. The written production of the projects took place under the guidance of pedagogical coordinators and with the help of the researcher. We identified strong speech during the discussion, with interdisciplinary projects in the EA produced, but the discussions and planning of actions still have great appreciation of the processes to inform, raise awareness, change behavior, rather than a political discussion on the topic.
Keywords: Interdisciplinarity. Study the distance. Production.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.