O exógeno social no espaço escolar

Authors

  • Magali Luzio Ferreira Secretário Municipal de Educação

Abstract

Este artigo aborda as questões multirraciais existentes em nosso país, sendo analisado pelo prisma da autodeclaração no ato da matrícula, nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). No início deste, a reflexão sobre o assunto perpassa pela História brasileira, discutindo a presença dos primeiros habitantes e as ações que os levaram à miscigenação. Por fim, são apresentadas sugestões com aporte em pesquisas deste gênero, no intuito de abrir horizontes, levantar hipóteses questionadoras sobre o assunto e assim, oferecer a população educacional mais uma performance de trabalho voltado a diversidades contemporâneas.

Palavraschave: Autodeclaração. Ensino e Diversidade.

 

 

Abstract

This article addresses the issues existing in our multiracial country being analyzed through the prism of self-declaration at the time of enrollment in schools of Municipal Schools (REME). Earlier this reflection on the subject runs through Brazilian history discussing the presence of the first inhabitants and the actions that led to miscegenation. Finally suggestions are made ​​with investments in research of this kind in order to open horizons, questioning hypotheses on the subject and thus offer the public a more educational performance of work aimed at diversity coeval.

Keywords: Self-reporting. Teaching and Diversity.

 

Author Biography

Magali Luzio Ferreira, Secretário Municipal de Educação

Possui graduação em história pela Universidade Católica Dom Bosco (1989), especilaização em Formação de Professores: Ensino (1997) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Atualmente é professora de história lotada na Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Gabinete, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS. Atuou de (2004 a 2009) com a aplicabilidade das Leis nº10.639/2003 e nº11.645/2008 na Rede Municipal de Ensino Campo Grande/MS. De (1997 a 2003) com a implantação do Projeto Educação Patrimonial na mesma rede de ensino citada. Tem experiência na área de História, atuando principalmente com os seguintes temas: patrimônio histórico cultural, história da arte e ciência politica

Published

2012-07-26