A visão dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS: os saberes na docência
Abstract
O objetivo deste artigo é discutir e apresentar uma síntese dos resultados da pesquisa sobre os Saberes Docentes mobilizados pelos Professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino - REME/Campo Grande-MS. Procuramos evidenciar questões referentes à formação dos professores e os saberes mobilizados antes e durante a docência. Estes resultados fazem parte da dissertação de mestrado intitulada “O professor de Educação Física do Ensino Fundamental: Saberes, Concepções e sua Prática Docente.” O universo pesquisado é composto de 10 professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na REME/Campo Grande-MS, no período entre cinco e oito anos. Utilizamos os pressupostos da abordagem qualitativa no desenvolvimento da pesquisa e, para o levantamento dos dados a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Os resultados da investigação foram - Os Professores de Educação Física que participaram de nosso estudo mobilizam em suas práticas os saberes profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais, além do específico da cultura corporal de movimento (o jogo, a dança, o esporte, a ginástica e as lutas), sem se dar conta de que todos subsidiam suas práticas. - Os Professores de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que se encontram em um estágio mais avançado da carreira (entre 5 e 8 anos) se pautam na construção profissional em princípios e nas abordagens Crítico-Superadora, Crítico-Emancipatória e Desenvolvimentista, o que mostra que o ecletismo faz parte de suas práticas.
Palavras-chave: Professor de Educação Física. Ensino Fundamental. Saberes docentes.
Abstract
The aim of this work is to discuss and present a summary of the results about Knowledges Teaching mobilized by Physical Education Teachers of Elementary Education of Municipal Schools - REME / Campo Grande-MS. We seek to highlight issues related to teacher training and the knowledges mobilized before and during teaching. These results are part of the master’s thesis entitled "The Physical Education Teacher of the Elementary School: Knowledge, Concepts and their Teaching Practice". The research universe is composed of 10 Physical Education teachers who work in the early years of elementary school in the REME / Campo Grande, in the period between five and eight years. We use the assumptions of the qualitative approach in the development of research and, for data collection, the semi-structured interviews and document analysis. The research results were: the Teachers of Physical Education, who participated in our study, mobilized in their jobs the professional knowledge, disciplinaries, curricular and experiential, also the specific culture of body movement (play, dance, sports, gymnastics and struggles), without realizing that all this subsidize their practices; the Teachers of Physical Education who work in the early years of elementary school and who are in a more advanced stage of career (between 5 and 8 years) base their professional careers on the principles and approaches, Critical-surpassing, Critical-Emancipatory and developmental, this which shows that eclecticism is part of the practices of these teachers.
Keywords: Teacher of Physical Education. Elementary School. Teaching Knowledge.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.