“Novas tecnologias”: novas?
Abstract
Mesmo falando-se hoje de “novas novas” tecnologias, para realçar suas novidades avassaladoras, toda nova tecnologia provém de outras anteriores, já que a natureza não inventa do nada, mas novos seres a partir de outros seres. Por isso, é sempre importante observar criticamente o que há de novo e o que permanece nas assim ditas novas tecnologias. “Novas tecnologias” possuem, de fato, muitas novidades que chamam a atenção, em especial seus possíveis usos em educação, como a web 2.0. Mas isso não deve ignorar que seu uso muitas vezes é antiquado, porque, como se diz nos Estados Unidos, coloca-se vinho novo em garrafas velhas, sendo procedimento comum adornar a velha aula com efeitos eletrônicos especiais. Como na internet “nada se cria, tudo se copia”, a tentação do instrucionismo é veemente, representando pelo plágio, algo comum no aluno (para fazer prova ou dever de casa) ou no professor (aula copiada para ser copiada). O que há de mais novo nas novas tecnologias são novas chances de aprender bem e com motivação.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Aprendizagem.
Abstract
Although we speak today of “new new” technologies, with the intention to underline its breathtaking novelties, each new technology emerges from previous others ones, since nature does not invent from nothing, but produce new beings from other beings. So it is always important to observe critically what is there that is new and what persists in so called new technologies. “New technologies” possess indeed several novelties that call our attention, specially its possible uses in education, as web 2.0. But this cannot ignore that its use often is obsolete, because, as is said in United States, we put new wine in old bottles, being common procedure to ornament the old lecture with especial electronic effects. Since in the internet “nothing is created, all is copied”, instructionism temptation is vehement, represented by plagiarism, a common problem in the student (to pass exam or to do homework), as well in the teacher (copied lecture to be copied). What is most new in new technologies are new chances to learn well and with motivation.
Keywords: Technology. Education. Learning.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.