Saúde e Movimento: Desafio da educação física escolar
Abstract
O desafio da Educação Física Escolar está pautado em motivar as crianças e os jovens para a prática da atividade física e manter um estilo de vida sempre ativo. O que geralmente se vê é que os adultos têm consciência sobre a importância do exercício, porém não o praticam. Já as crianças e os jovens normalmente gostam das aulas de Educação Física, praticam as atividades propostas, mas não adquirem a consciência e o conhecimento necessários para continuar se exercitando quando saem da escola. Neste sentido, o objetivo deste relato de experiência é de descrever as atividades desenvolvidas no Projeto “Atividade Física e Saúde”, evidenciando a efetividade do presente como intervenção em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O projeto teve como objetivo principal incentivar a prática da atividade física através das aulas de Educação Física por meio de ações e reflexões voltadas para a saúde e sua relação com o movimento, de modo com que os alunos conseguissem aliar os conhecimentos teóricos aos práticos e se baseou nas seguintes ações: a) Capacitação teórica e prática; b) Reunião com pais e responsáveis; c) Aplicação de avaliação teórica diagnóstica online; d) Intervenção; e) Aplicação de avaliação teórica final online. Participaram do projeto 28 alunos, os quais na avaliação teórica diagnóstica obtiveram um score de conhecimento correspondente a 6,1 pontos (±1,7) e, após a intervenção, na avaliação teórica final, o score de conhecimento aumentou para 7,4 pontos (±1,4). Conclui-se que ao término do projeto, o mesmo alcançou seu objetivo principal de incentivar a prática da atividade através das aulas de Educação Física e os conhecimentos referentes à atividade física e saúde aumentaram, mesmo em curto espaço de tempo, contribuindo para um estilo de vida ativo.
Palavras-chave: Atividade Motora, Educação Física, Estilo de Vida Saudável.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.