A Pesquisa Escolar na Mediação de Conhecimentos Científicos sobre a Biologia e Controle do Aedes Aegypti
Abstract
Este trabalho relata experiências vivenciadas em uma escola pública de Campo Grande/MS, onde alunos e professores desenvolveram pesquisas científicas com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a biologia e controle do Aedes aegypti e, a partir disso, promover sensibilização quanto à importância do combate ao mosquito. Durante as aulas de Ciências, estudantes de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental elaboraram várias propostas de pesquisa sobre o tema, dentre as quais foram selecionadas duas, que passaram por melhorias e reformulações sob orientação dos professores. As pesquisas foram desenvolvidas no laboratório de Ciências da escola e teve o objetivo de divulgar o ciclo de vida do mosquito por meio de jogos didáticos e investigar as características que fazem do A. aegypti um mosquito extremamente adaptado ao ambiente urbano, respectivamente. Ambas foram apresentadas em escolas, feiras científicas municipais, estaduais e tornaram-se processos de contínua interação entre professores e alunos, o que possibilitou a construção de saberes significativo.
Palavras-chave: Pesquisa na Escola; Mosquito da Dengue; Iniciação Científica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.