PROFESSOR: Uma Reflexão sobre os Saberes Docentes
Abstract
Mediante análise bibliográfica, este artigo tem por objetivo descrever saberes que os professores de Educação Física mobilizam em sua prática docente para promover reflexão sobre os conhecimentos que permeiam seu fazer pedagógico. Como proposta metodológica houve a apresentação e discussão de certos objetos de estudos sobre o tema, dos seguintes autores: Gauthier et al. (1998), Nóvoa (1992), Tardif (2002), Gariglio (2010), Santini e Molina Neto (2005), Gatti e Barreto (2009), Brzezinsk e Garrido (2007), Xavier (2010), Almeida (2011), Garces, Lauxen e Antunes (2012) e Furtado (2012; 2014), Silva (2014), Tigre (2017). Conclui-se que o professor de Educação Física, na sua prática pedagógica, utiliza seus saberes pessoais, principalmente de práticas esportivas vivenciadas na infância e adolescência, saberes provenientes da formação escolar anterior a graduação, saberes da formação profissional, saberes dos programas e livros didáticos usados no trabalho e saberes da sua experiência na profissão. Importante ressaltar que o professor de Educação Física precisa repensar de maneira constante seu fazer pedagógico para conhecer diferentes saberes e formas de ensino, com vistas a práticas emancipatórias, que proporcionem mudanças reais na ação docente e de aprendizagem escolar.
Palavras-Chave: Saberes Docentes, Prática Docent,. Educação Física.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.