Currículo e Conhecimento no Campo da Educação Física Escolar
Abstract
Este artigo apresenta os percursos metodológicos de investigação com trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, produzidas no período de 2000-2015, que investigaram a relação entre o currículo e o conhecimento na área da Educação Física. Esses trabalhos foram mapeados e selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e apresentam como objeto e fontes, documentos curriculares (propostas, referenciais orientações e/ou diretrizes curriculares) para a Educação Física na educação básica. Estes documentos, produzidos por redes de ensino, são expressão da política curricular e orientam os processos de escolarização e escolaridade em âmbito nacional, regional e local. Neste contexto, operamos com uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que investigamos, a partir da escolha dessas produções acadêmicas, para colocar em foco aspectos e dimensões da pesquisa. Tal dimensão está focada na compreensão dos processos de discussões, que vem sendo desenhados sobre o conhecimento e o currículo, ancorados em um questionamento básico, a saber: Quais as leituras sobre currículo e conhecimento na Educação Física? Nossa hipótese de resposta delineia-se pela perspectiva de que as leituras produzidas estão fundadas em um tratamento mais didático do que em uma lógica conceitual. No tocante ao estudo da relação currículo e conhecimento, apreendemos um hábitus de estudo determinado por relações de poder, já existentes na formação do professor de Educação Física pela cultura escolar deste curso. Os modos de fazer e pensar a Educação Física estariam amplamente compartilhados, assumidos, não postos em questão e interiorizados. Por fim, compreendemos que a fonte escolhida retrata análises, que colocam o currículo como espaço de poder, ideologia, cultura e hegemonia.
Palavras-chave: Metodologia; Currículo; Educação Física.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.