Currículo e Conhecimento no Campo da Educação Física Escolar

Authors

  • Christiane Caetano Fernandes

Abstract

Este artigo apresenta os percursos metodológicos de investigação com trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, produzidas no período de 2000-2015, que investigaram a relação entre o currículo e o conhecimento na área da Educação Física. Esses trabalhos foram mapeados e selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e apresentam como objeto e fontes, documentos curriculares (propostas, referenciais orientações e/ou diretrizes curriculares) para a Educação Física na educação básica. Estes documentos, produzidos por redes de ensino, são expressão da política curricular e orientam os processos de escolarização e escolaridade em âmbito nacional, regional e local. Neste contexto, operamos com uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que investigamos, a partir da escolha dessas produções acadêmicas, para colocar em foco aspectos e dimensões da pesquisa. Tal dimensão está focada na compreensão dos processos de discussões, que vem sendo desenhados sobre o conhecimento e o currículo, ancorados em um questionamento básico, a saber: Quais as leituras sobre currículo e conhecimento na Educação Física? Nossa hipótese de resposta delineia-se pela perspectiva de que as leituras produzidas estão fundadas em um tratamento mais didático do que em uma lógica conceitual. No tocante ao estudo da relação currículo e conhecimento, apreendemos um hábitus de estudo determinado por relações de poder, já existentes na formação do professor de Educação Física pela cultura escolar deste curso. Os modos de fazer e pensar a Educação Física estariam amplamente compartilhados, assumidos, não postos em questão e interiorizados. Por fim, compreendemos que a fonte escolhida retrata análises, que colocam o currículo como espaço de poder, ideologia, cultura e hegemonia.

Palavras-chave: Metodologia; Currículo; Educação Física.

Published

2019-08-23