Universo poético de Manoel de Barros: descobertas e peraltagens de leitores literários
Abstract
Este trabalho pautou-se nas formações continuadas específicas para os educadores das escolas do campo, pensadas a fim de conferir à Educação do Campo, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS, a identidade delineada e defendida pelas Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Considerando esta premissa, que denota a necessidade do desenvolvimento de metodologias diferenciadas, elaborou-se o projeto de leitura “Bodoque de palavras – Uma homenagem ao poeta inventor”. A função deste projeto é direcionar estes profissionais para a relevância da investigação das questões relacionadas à identidade, seu papel na constituição da escola e de práticas pedagógicas na perspectiva do letramento literário.
Palavras-chave: Educação do Campo. Identidade. Letramento literário. Manoel de Barros.
Abstract
This work was based on the Specific Continued Formation for teachers of rural schools, designed to confer for the Educação do Campo, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS, the identity delineated and defended by Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Considering this premise, that represents the necessity for development of different methodologies, was elaborated the Project of reading “Bodoque de palavras – Uma homenagem ao poeta inventor”. The function of this project is to direct these professionals to the prominence of the investigation about the identity, your paper in the constitution of the schools and pedagogy practices from the perspective of letramento literário.
Keyword: Fiel education. Identity. Literary Literacy. Manoel de Barros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.