Universo poético de Manoel de Barros: descobertas e peraltagens de leitores literários

Authors

  • Adriana Cercarioli Secretaria Municipal de Educação/SEMED
  • Joseane Souza Francisco Secretaria Muncipal de Educação/SEMED

Abstract

Este trabalho pautou-se nas formações continuadas específicas para os educadores das escolas do campo, pensadas a fim de conferir à Educação do Campo, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS, a identidade delineada e defendida pelas Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Considerando esta premissa, que denota a necessidade do desenvolvimento de metodologias diferenciadas, elaborou-se o projeto de leitura “Bodoque de palavras – Uma homenagem ao poeta inventor”. A função deste projeto é direcionar estes profissionais para a relevância da investigação das questões relacionadas à identidade, seu papel na constituição da escola e de práticas pedagógicas na perspectiva do letramento literário.

Palavras-chave: Educação do Campo. Identidade. Letramento literário. Manoel de Barros.

 

 

Abstract

This work was based on the Specific Continued Formation for teachers of rural schools, designed to confer for the Educação do Campo, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS, the identity delineated and defended by Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Considering this premise, that represents the necessity for development of different methodologies, was elaborated the Project of reading “Bodoque de palavras – Uma homenagem ao poeta inventor”. The function of this project is to direct these professionals to the prominence of the investigation about the identity, your paper in the constitution of the schools and pedagogy practices from the perspective of letramento literário.

Keyword: Fiel education. Identity. Literary Literacy. Manoel de Barros.

 


Author Biography

Adriana Cercarioli, Secretaria Municipal de Educação/SEMED

Formada em Letras (habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB - MS. Lecionou Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e Literatura e Redação no ensino médio das redes pública e particular. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Educação do Campo que integra a Divisão de Educação e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação/SEMED de Campo Grande -MS. Coordena o Programa Escola Ativa na Rede Municipal de Ensino, trabalhando com formação de professores e o projeto de leitura "Bodoque de palavras-uma homenagem ao poeta inventor".

Published

2011-12-05