Estágio extracurricular na formação inclusiva: A contribuição do psicopedagogo à educação inclusiva
Abstract
O texto aborda uma questão sobre o desenvolvimento de profissionais da educação perante o processo de formação, com o intuito de atender alunos com necessidades especiais dentro de um sistema educacional inclusivo. Narra o estágio de psicopedagogia a partir do sistema educacional inclusivo na rede municipal de ensino da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A relação teoria e prática frente à inclusão e à aprendizagem de alunos com necessidades especiais possibilita a inclusão em todos os âmbitos da formação do indivíduo. Sendo assim, o reconhecimento de uma educação para todos gera a necessidade de um profissional qualificado. Propondo um conhecimento na academia que proporciona uma parceria entre a teoria e a prática.
Palavras- chave: Formação. Inclusão. Psicopedagogia.
ABSTRACT
This text deals with a question about the development of professionals of the education before the formation process, with the intention of attending students with special needs within an inclusive educational system. It narrates the psychopedagogy stage from the inclusive educational system in the municipal teaching network of the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul. The relation between theory and practice regarding the inclusion and learning of students with special needs makes possible inclusion in all spheres of individual formation. Within this context, the recognition of an education for all generates the need for a qualified professional. Proposing a knowledge in academia that provides a partnership between theory and practice.
Keywords: Training. Inclusion. Psychopedagogy.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.