A conduta do professor de educação física escolar na prevenção e no combate à obesidade
Abstract
A obesidade é uma doença crônica que abrange todo território mundial, pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e de diferentes níveis socioeconômicos. A obesidade é o resultado de uma série de maus hábitos, como a má alimentação e a falta da prática de atividades físicas, resultando no acúmulo de gordura no tecido adiposo. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar se o professor de Educação Física escolar, através das atividades realizadas durante as aulas, pode intervir para prevenir e combater a obesidade infantil. Participaram do estudo 10 professores de Educação Física escolar do ensino fundamental I e II, da RMC (região metropolitana de Campinas) que responderam a um questionário com 2 perguntas abertas. Os resultados mostraram que, 90% dos professores entrevistados responderam que é possível diagnosticar a obesidade em seus alunos durante as aulas de Educação Física escolar. Quanto à intervenção para diminuir os níveis de obesidade, 100% dos professores relataram que possuem ferramentas para combater a obesidade infantil através das aulas. Porém, sugere-se que o combate à obesidade não seja feito em curto prazo de tempo, o “tratamento” é longo e requer muito empenho e determinação. O profissional de Educação Física pode ser importante neste processo, porém é destacado que o envolvimento e dedicação da família são de suma importância para obter sucesso na prevenção e no combate da obesidade.
Palavras chaves: Educação Física Escolar, Combate à Obesidade, Intervenção.
ABSTRACT
Obesity is a chronic disease that covers the whole world, people of all ages, of both sexes and different socioeconomic levels. Obesity is the result of a series of bad habits such as poor diet and lack of physical activity, resulting in the accumulation of fat in adipose tissue. In view of the context, the present study had as objective to evaluate if the teacher of Physical Education school, through the activities carried out during classes, can intervene to prevent and combat the childhood obesity. A total of 10 physical education teachers from Elementary School I and II, from the RMC (Campinas Metropolitan Region), who answered a questionnaire with 2 open questions, participated in the study. The results showed that 90% of the interviewed teachers answer. What is practiced decreasing obesity levels, 100% of teachers report that they have tools to combat childhood obesity through classes. However, it is suggested that the fight against obesity is not done in a short time; the "treatment" is long and requires a lot of commitment and determination. The Physical Education professional may be important in the process, but it is highlighted for the involvement and dedication of the family are of utmost importance for success in preventing and fighting obesity.
Key words: School Physical Education, Combating Obesity, Intervention.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.