O Lúdico no desenvolvimento do Sistema de Numeração Decimal
Abstract
RESUMO
Neste trabalho discutimos algumas possibilidades do lúdico em sala de aula. Para isso, tomamos como análise três atividades que consideramos lúdicas com base nos autores estudados. Experiência desenvolvida em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com o objetivo principal de desenvolver o conteúdo curricular Sistema Monetário brasileiro articulando as quatro operações fundamentais, verificando principalmente o limite e a autonomia do aluno em desenvolvê-las. Dessa forma, apresentamos o lúdico como uma atividade diferente em que alunos são convidados a interagir com colegas e ao mesmo tempo resolver situações que lhes são apresentadas, recortando, colando e experimentando situações diversas de desenvolvimento do pensamento matemático em grupo. Por fim, apresentamos uma nova performance do aluno no que diz respeito a sua postura e atitudes diante dos desafios propostos, discutindo o lúdico em atividades.
Palavras-chave: Educação Matemática; Lúdico; Sala de aula.
The ludic in the development of number decimal system
ABSTRACT
Herein, we discuss some possibilities of ludic in classroom. For this, we conducted three ludic activities, as suggested by researchers previously studied. The activities developed in 6th-grade of elementary-school have attention to the curricular topics of Brazilian monetary system integrated to four basic operations, with objective to check the student autonomy in make them. Therefore, we exhibited a ludic activity, which invite the students for interaction with other students and solve issue, while they can development of the mathematical thought in group. At last, we exhibited a new student-performance in relation to attitude front the challenges discussing the ludic in activities.
Keywords: Mathematical Education; Ludic; Classroom.
Palavras-chave: Educação Matemática; Lúdico; Sala de aula.
The ludic in the development of number decimal system
ABSTRACT
Herein, we discuss some possibilities of ludic in classroom. For this, we conducted three ludic activities, as suggested by researchers previously studied. The activities developed in 6th-grade of elementary-school have attention to the curricular topics of Brazilian monetary system integrated to four basic operations, with objective to check the student autonomy in make them. Therefore, we exhibited a ludic activity, which invite the students for interaction with other students and solve issue, while they can development of the mathematical thought in group. At last, we exhibited a new student-performance in relation to attitude front the challenges discussing the ludic in activities.
Keywords: Mathematical Education; Ludic; Classroom.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.