Reflexão e contextualização: Uma abordagem da Proposta curricular para o Ciclo de Alfabetização de Umbuzeiro – PB
Abstract
RESUMO
O artigo apresenta uma reflexão acerca da Proposta Curricular para o ciclo de alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Umbuzeiro – Paraíba, uma coletânea de orientações e sugestões que possam contribuir para a prática em sala de aula. Uma propositura de se imprimir um parâmetro de trabalho comum às escolas do Sistema Municipal de Ensino. Considerando ainda as especificidades da Alfabetização e do Letramento presentes nos anos iniciais, em cada escola e no interior da sala de aula, se optou por organizar os conhecimentos em ciclos, sendo que o primeiro contempla os três primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º e 3º anos de escolaridade), como escopo da abordagem o componente curricular de língua portuguesa. Dentro de uma lógica e organização que introduz, retoma, trabalha e consolida os conhecimentos escolares, visando favorecer o desenvolvimento das capacidades e habilidades, sob seis grandes eixos. Em meio a uma abordagem histórica e teórica do currículo no Brasil, do processo de alfabetização e letramento, sempre fazendo um contraponto com a Proposta Curricular do Município de Umbuzeiro – PB, sempre em uma perspectiva de pesquisar/debater/ refletir acerca do tema.
Palavras-chaves: Proposta curricular. Ensino Fundamental. Ciclo de Alfabetização. Letramento.
Reflection and contextualization
Of the curricular proposal approach to literacy cycle of Umbuzeiro – PB
ABSTRACT
The paper presents a reflection about the Curricular Proposal for the literacy cycle of the Initial Years of Primary Education, of the Municipal Department of Education of Umbuzeiro - PB, a collection of guidelines and suggestions that can contribute to the practice in the classroom. A proposal to print a working parameter common to the schools of the Municipal Education System. Considering also the specificities of literacy and literacy present in the initial years, in each school and inside the classroom, we chose to organize the knowledge in cycles, the first one contemplating the first three years of Elementary School - Early Years ( 1st, 2nd and 3rd years of schooling), as the scope of the curricular component of the Portuguese language. Within a logic and organization that introduces, resumes, works and consolidates the school knowledge, aiming to promote the development of skills and abilities, under six major axes. In the midst of a historical and theoretical approach to the curriculum in Brazil, of the process of literacy and literacy, always making a counterpoint with the Curricular Proposal of the Municipality of Umbuzeiro - PB, always with a perspective of researching / debating / reflecting on the theme.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.