Ópera do Malandro e a Malandragem Brasileira
Abstract
RESUMO
O objetivo deste artigo é identificar as personagens que apresentam as características da malandragem brasileira por meio da análise da obra Ópera do malandro, de Chico Buarque de Holanda, escrita no ano de 1978. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica dos referenciais teóricos a respeito da personagem do malandro. Nesse sentido, visa-se esclarecer as características que apontam as personagens João Alegre, Duran, Chaves, Max Overseas e Geni como típicos malandros da sociedade carioca na década de 1940, contexto que abrange o Brasil numa época de mudanças ideológicas com ideias de progresso, de tornar-se um país moderno, do interesse pelo americanismo, pelo apagamento da memória e a rápida substituição da tradição pelo novo. Conclui-se ao final do artigo, que as personagens estão inseridas no contexto da malandragem que permeia a sociedade brasileira com as peculiaridades da esperteza, da criatividade e da safadeza para usufruir de benefícios e vantagens. Cabe ressaltar que a intertextualidade está presente na construção de textos que se recriam e apontam as características que se repetem nos vários malandros brasileiros.
Palavras-chave: Literatura Comparada; Intertextualidade; Ópera do malandro; Chico Buarque.
ABSTRACT
The goal of this article is to identify the characters that present the characteristics of Brazilian trickery by the analysis of‘Ópera do malandro’ - a trickster opera is a Brazilian play, written by Chico Buarque de Holanda in 1978. The adopted methodology is the bibliographical research from the theoretical references regarding to the character of atrickster.In this way, it was aimed to clarify the characteristics that points out the characters JoãoAlegre, Duran, Chaves, Max Overseas and Geni as typical tricksters from the Carioca society in the 1940s, a context that encompasses Brazil in a time of ideological changes with progress’ ideas, of becoming a modern country, with an interest by the Americanism, the erasure of memory and the quickly replacement of the tradition by the new. It is concluded at the end of this article that the characters are inserted in the context of trickery that goes through the Brazilian society with the peculiarities of smartness, creativity and naughtiness to obtain benefits and advantages. Furthermore, it’s important to emphasize that the intertextuality is present in the construction of the texts, which they are recreated,and they point out the characteristics that are repeated into the various Brazilian’s rascals.
Keywords: Comparative literature; Intertextuality; Trickster’s Opera; Chico Buarque.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.