Ludicidade - um tema recorrente e instigante: relato acerca da atuação e discurso dos professores de Piancó – PB.
Abstract
RESUMO
Uma alusão às atividades lúdicas como sendo um meio de desenvolvimento integral mais significativo e uma aprendizagem mais prazerosa, pelo fato de que brincar faz parte do desenvolvimento cognitivo, social, biológico, motor e afetivo da criança. Para conhecer o cotidiano das concepções e práticas pedagógicas na Educação Infantil e averiguar como o lúdico vem sendo trabalhado na Educação Infantil na rede municipal de ensino de Piancó - PB, o discurso dos professores, suas percepções e relatos favoráveis à prática lúdica foram ouvidos. Nos relatos dos professores, averiguou-se a familiaridade com a ação pedagógica e a compreensão do seu papel no desenvolvimento das crianças.
Palavras-Chaves: Ludicidade. Concepções. Educadores. Educação Infantil.
ABSTRACT
Un allusion to play activities as a more meaningful integral development medium and a more pleasurable learning. Because playing is part of the child's cognitive, social, biological, motor and affective development. In order to know the daily life of the pedagogical conceptions and practices in Infant Education and to find out how the play has been worked in Early Childhood Education in the municipal school network of Piancó - PB, we listen to the teachers' speech, their perceptions and reports favorable to play practice, familiarity with pedagogical action and the understanding of their role in children's development.
Keywords: Ludicidade. Conceptions. Educators. Childhood Education.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.