O PROEJA na história da educação de jovens e adultos no Brasil: mudanças e perspectivas

Authors

  • Dalmo Vinícius Coalho Borges

Abstract

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), para ser melhor compreendido, precisar ser analisado juntamente com a história das políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com a história da Educação Profissional no Brasil. Verificar-se-á se o PROEJA realmente possibilita aos alunos de EJA uma formação integrada, ou seja, formação intelectual acadêmica e formação profissional, para assim se posicionar como cidadão na sociedade. Para tal analise, apresentar-se-á uma breve contextualização da educação voltada à EJA no Brasil e também se as políticas públicas de educação contribuíram para a educação e profissionalização de jovens e adultos.

Palavras-Chave: PROEJA. EJA. Educação Profissionalizante. Brasil. ABSTRACT

The National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education into the Youth and Adult Education Mode (PROEJA), in order to be better understood, needs to be analyzed together with the history of the public policies of Youth and Adult Education (EJA) and with The history of Professional Education in Brazil. It will be verified if the PROEJA really allows the students of EJA an integrated formation, that is, academic intellectual formation and professional training, in order to position itself as a citizen in society. For this analysis, a brief contextualization of EJA-educated education in Brazil will be presented, and also if public education policies have contributed to the education and professionalization of youth and adults.

Keywords: PROEJA. EJA. Vocational Education. Brazil.

 

Published

2017-08-04