Dilemas Éticos na Prática Docente
Abstract
RESUMO
Esse artigo apresenta uma interlocução teórica sobre a questão da ética e da moral na prática docente a partir de uma interlocução com Habermas e Sandel e autores mais contemporâneos como La Taille, entre outros. A problemática vivenciada na educação se amplia para o campo social político e econômico. Entretanto, foca-se o problema no campo educacional, considerando que nesse campo é possível realizar mudanças a partir de programas educacionais que apresentem propostas de como trabalhar na prática a ética e a moral. Acredita-se que a solução pode ser alcançada a partir de uma formação docente que contemple discussões e debates que promovam um diálogo educacional envolvendo a ética e a moral nos contextos escolares atuais. Essa formação pode ter também a finalidade de desenvolver as habilidades do corpo docente para práticas pedagógicas concretas no trabalho da ética e da moral.
Palavras-chave: Ética. Moral. Educação
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.