Integração das tecnologias ao currículo educacional: reflexões sobre a formação de professores
Abstract
Este trabalho trata de uma discussão sobre a integração das tecnologias na educação a partir do reconhecimento da escrita da experiência como parte da dinâmica de formação em trajetória. O objetivo consiste em problematizar os olhares para a utilização das tecnologias no contexto do ensino e da aprendizagem, bem como contribuir com o movimento de estudo da autora deste trabalho, devido ao envolvimento no universo da formação continuada de professores para a integração das tecnologias ao currículo escolar. Dessa forma, esta produção dispara um diálogo com autores que discutem as questões relacionadas ao excesso de informações disponibilizadas pelas tecnologias digitais, disponíveis nas redes da Internet, os modos de lidar com tais recursos e os discursos e as posturas dos educadores na integração desses artefatos ao currículo escolar.
Palavras-chave: Tecnologias e currículo. Formação de professores. Escrita da experiência. Discursos e tecnologias.
ABSTRACT
This work deals with a discussion about the integration of technologies in education from the recognition of the writing of experience as part of the dynamics of formation in thetrajectory. The objective of this work is to problematize the perspectives for the use of technologies in the context of teaching and learning, as well as to contribute to the study movement of the author of this work, due to the involvement in the universe of continued teacher training for the integration of technologies To the school curriculum. Thus, this production triggers a dialogue with authors who discuss the issues related to the excess of information provided by the digital technologies available in the Internet networks, the ways of dealing with such resources and the discourses and postures of educators in the integration of these artifacts school curriculum.
Keywords: Technologies and curriculum; Teacher training, experience of Writing, Speeches and technologies.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.