Estudo comparado sobre a implementação do ensino secundário público em dois estados brasileiros entre 1930 e 1970
Abstract
Este texto apresenta um estudo comparado sobre a implementação do ensino secundário público em dois estados brasileiros, Mato Grosso e Minas Gerais, entre os anos de 1930 e 1970. O marco temporal justifica-se porque foi a partir de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao governo federal, que se institui uma política centralizada e centralizadora visando à expansão da escola pública no país. Argumenta-se que questões relacionadas à situação política e econômica de cada um desses estados podem ter contribuído para que, apesar da centralidade desse processo (por meio das reformas educativas do Ministério da Educação e Saúde Pública) em cada um deles o estabelecimento do ensino público seguisse caminhos singulares. A partir da seleção e análise de produções acadêmicas (teses e dissertações) que versam sobre o ensino secundário, elaboradas em programas de pós-graduação em Educação de universidades destes dois estados, buscou-se os indícios de como estes fatores políticos podem ter atuado na expansão da escolarização secundária pública nos respectivos estados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.