O benefício da Educação Física no desenvolvimento escolar: Contribuições para o ensino superior
Abstract
Esta revisão bibliográfica objetiva apresentar os benefícios da atividade física na escola e a importância da educação física no ensino superior. A relação entre instituição e disciplinas se instala visando ao desenvolvimento global do aluno ou, de alguma forma, auxiliando no rendimento acadêmico e no processo de aprendizagem, métodos que podem ser contemplados também nos anos finais. As contribuições do desporto não se limitam aos ganhos fisiológicos e melhora da saúde. Veremos adiante que as valências se estendem para outras áreas consideradas importantes para o andamento da aprendizagem como, por exemplo, áreas de desenvolvimento motor, cognitivo e social. Será considerado também todo proveito psicológico, de domínio, de sujeição a regras, de disciplina e de superação que são fundamentos implícitos à prática desportiva e que se apresentam como elementos auxiliares para alunos que ingressam no ensino superior. Esses elementos de maneira secundária são alcançados por alunos envolvidos efetivamente com o esporte ou qualquer atividade semelhante. Todos os fatores aqui elencados são componentes que de fato cooperam para o sucesso do discente. Nesse estudo, notaremos que os benefícios associados ao esporte alternam conforme a idade do educando, mas observamos que em todas as faixas etárias há correlação entre o desempenho acadêmico e a prática de atividades físicas. Os ganhos são evidentes e progressivos, quer seja no desenvolvimento de áreas relacionadas à cognição, ou em áreas relacionadas à socialização, à promoção e à manutenção da cultura, melhora da autoestima e aceitação de si mesmo. Todos esses, itens importantes e indispensáveis para o êxito no cumprimento das funções elementares das etapas de ensino, logo, à construção do indivíduo.
Palavras-Chaves: Atividade Física. Cognição. Desenvolvimento. Aprendizado ABSTRACT
This literature review aims to present the benefits of physical activity in school and an importance of physical education not higher education. The relationship between institution and disciplines is established for the overall development of the student or, in some way, aiding in the academic performance and the learning process, methods that can be contemplated also in the final years. The contributions of sport are not limited to the physiological gains and improvement of health. We will see later that the valences extend to other areas considered important for the progress of learning such as, for example, motor, cognitive and social development areas. It will also be considered any psychological advantage, of mastery, of subjection to rules, of discipline and of overcoming that are implicit grounds for sports practice and which present themselves as auxiliary elements for students entering higher education. These secondary elements are achieved by students effectively involved in the sport or any similar activity. All the factors listed here are components that actually cooperate for student success. All the factors listed here are components that actually cooperate for student success. In this study, we will note that the benefits associated with sports change according to the student's age, but we observe that in all age groups there is a correlation between academic performance and physical activity. The gains are evident and progressive, whether in the development of areas related to cognition or in areas related to socialization, promotion and maintenance of culture, improvement of self-esteem and acceptance of oneself. All these are important and indispensable items for the success in the accomplishment of the elementary functions of the stages of teaching, therefore, to the construction of the individual.
Keywords: Physical activity. Cognition. Development. Learning
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.