Crítica cultural latino-americana (do Sul) e o poeta Douglas Diegues: pensamento liminar indesejado?
Abstract
Este ensaio tem a proposta de promover discussões acerca da crítica cultural latino-americana (do Sul), a partir da América Latina, na perspectiva dos estudos culturais, buscando conceitualizar os vocábulos latino-americano/subalternidade, enquanto crítica, de acordo com aqueles que teorizam de seu locus enunciativo, como igualmente, relacioná-la com o que nos apresenta o poeta brasiguaio Douglas Diegues. Utilizo, para tanto, o arcabouço de teóricos latinos: principalmente Hugo Achugar (2006); Walter D. Mignolo (2003); Edgar C. Nolasco (2013), além de outras literaturas referenciadas, e o que nos proporciona o bojo da Literatura Comparada dentro dos estudos culturais. São autores de uma periferia que buscam a descolonização, agora, do conhecimento, como também de uma teorização que pretende promover balbucios na intenção de serem ouvidos aqui, na América Latina e alhures.Palavras-chave: Teorização. América Latina. Douglas Diegues.
RESUMÉN
Este ensayo es la propuesta de promover la discusión de la crítica cultural latinoamericana (del Sur), de América Latina, desde la perspectiva de los estudios culturales, tratando de conceptualizar las palabras latinoamericanos/subordinadas, si bien es crítico, según los que su teoría es su locus de enunciación, como también relacionarlo con lo que se presenta la brasiguaio poeta Douglas Diegues. Yo uso para ello, el marco teórico de América: principalmente Achugar Hugo (2006); Walter D. Mignolo (2003); Edgar C. Nolasco (2013), y otras literaturas que se hace referencia, y lo que nos da el bulto de Literatura Comparada en los estudios culturales. Son autores de una periferia en busca de la descolonización, ahora, el conocimiento, sino también una teoría que busca promover el balbuceo en un intento de ser escuchados aquí, en América Latina y en otros lugares.
Palabras clave: Teoría. América Latina. Douglas Diegues.
Downloads
Published
2016-07-04
Issue
Section
Artigo
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.