Bibliotecas escolares do território de Campo Grande - MS: uma análise situacional

Authors

  • Marli Lucia de Oliveira Barbosa Leite Secretaria Municipal de Educação - SEMED-MS
  • Eliane Pinheiro Miranda Pereira

Abstract

Este artigo tem o intuito de apresentar uma análise situacional sobre as bibliotecas escolares do território de Campo Grande-MS, como contribuição para a elaboração do Plano Municipal de Educação da capital do Estado de Mato Grosso do Sul.  O objetivo da temática biblioteca escolar no PME com validade para os próximos dez anos, de 2015 a 2025, foi levantar a questão da Lei 12.244 de 24/05/2010 que “Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País” e, igualmente, demonstrar como estão as bibliotecas escolares privadas, municipais, estaduais e federais, dentro do município em tela, no que tange à infraestrutura, recursos humanos, mobiliários, equipamentos, internet, acervo e sistema de gerenciamento. Os dados apresentados demonstram a necessidade de ações, por parte dos órgãos institucionalizados, para o cumprimento da citada lei, uma vez que a Biblioteca Escolar tornou-se um espaço previsto em lei, devendo ser considerada como ambiente pedagógico e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem na formação de alunos leitores críticos e usuários competentes em informação.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Lei 12.244. Plano Municipal de Educação.

 

 

ABSTRACT

This article aims to present a situational analysis of school libraries in the territory of Campo Grande-MS, as a contribution to the drafting of the Municipal Plan of Education of the state capital of Mato Grosso do Sul. The objective of the thematic school library in SMEs valid for the next ten years, 2015-2025, was raising the issue of Law 12,244 of 24/05/2010 that "Provides for the universalization of libraries in educational institutions of the country" and also demonstrate how libraries are private school, municipal, state and federal, within the municipality in question, with respect to infrastructure, human, securities funds, equipment, internet, collection and management system. The data presented demonstrate the need for action on the part of institutionalized bodies for the implementation of that law, since the school library became a space provided by law, should be considered as an educational environment and an integral part of the teaching process -learning in the formation of critical readers and students competent users in information.

Keywords: School library. Law 12,244. Municipal Education Plan.

Published

2015-12-30