Aprendendo a ouvir meu filho: barreiras na comunicação
Abstract
Este artigo objetiva uma reflexão de que a surdez não é um obstáculo para a comunicação de fato. A linguagem de sinais é o caminho para a integração social dos deficientes auditivos, mas é preciso compreender que todo o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos nas escolas regulares tende a ser retransmitido, traduzido, para outra língua. Respeitar as especificidades de cada forma de comunicação estima ser o caminho para que não haja divergências quanto àquilo que está sendo transmitido aos alunos surdos. As barreiras na comunicação entre membros da família e sociedade é um fator organizador deste artigo, numa assertiva de enfrentar a problemática da surdez. Esta pesquisa de natureza qualitativa foi realizada através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo com as famílias, com o intuito de verificar como acontece a inclusão do aluno surdo no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Surdez. Barreiras na Comunicação. Família de Surdo.
ABSTRACT
This article aims to reflect that deafness is not an obstacle to communication in fact. Sign language is the way for the social integration of the deaf, but one has to understand the whole process of teaching and learning content in mainstream schools tends to be re-transmitted, translated into another language. Respecting the specificities of each form of communication estimated to be the way so there is no disagreement as to what is being transmitted to the deaf students. Barriers in communication between family members and society is an organizing factor of this article, a statement to address the problem of deafness. This qualitative research was conducted through bibliographical studies and field research with families, in order to verify as in the inclusion of deaf students in mainstream education and their reflections in the teaching-learning process.
Keywords: Deafness. Barriers in communication. Deaf Family.Downloads
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