A presença da poeticidade em texto de professor sobre a cidade de Campo Grande, MS: breve análise semiótica
Abstract
Com este trabalho, busca-se explicitar a intencionalidade do enunciador ao apresentar um mundo construído pelo discurso, relacionado ao objeto cidade que se encontra subjetivado por sua visão e elaborado textualmente por procedimentos de conteúdo e expressão que produzem um efeito de realidade. Nesse caso, buscamos analisar, com base na semiótica discursiva e considerando alguns aspectos relevantes do plano de expressão em sua relação com os do conteúdo, o poema Moreninha Morena Moderna, texto que compõe a obra Campo Grande em prosa e verso. Para tanto, recorremos ao postulado dos sistemas semissimbólicos, que explica os efeitos de sentido gerados quando uma categoria do plano da expressão correlaciona-se a uma categoria do plano de conteúdo, produzindo o que se denomina poeticidade. Como mecanismo teórico e analítico, os sistemas semissimbólicos oferecem condições de discussão que giram em torno do papel da percepção sensorial na construção do sentido. É por meio da expressão que os temas do conteúdo são concretizados sensorialmente, ou seja, um novo saber sobre o mundo passa a ser instaurado. É nesse sentido que, no poema apresentado, o mundo (a cidade) passa a ser visto a partir dos pontos de vista de um “ eu poético” que o repensa, recria e reinventa nas palavras.
Palavras-chave: Poeticidade. Semissimbolismo. Semiótica discursiva. Isotopia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.