Perceções de crianças de 4 e 5 anos sobre o facebook
Abstract
Pretende-se com este artigo analisar e descrever as representações de crianças com 4 e 5 anos no que concerne à utilização do Facebook, tendo sido entrevistadas 33 crianças para esse efeito. Através da análise dos dados verifica-se que a maioria das crianças conhece o Facebook, mencionando que é possível comunicar, jogar e ver fotografias na rede social. Para além destas representações, algumas referiram ainda que utilizam efetivamente o Facebook, principalmente para comunicar com familiares e para jogar. De referir que as representações mencionadas pelas crianças se baseiam essencialmente na observação dos pais ao utilizar o Facebook. Após estas constatações, a escola poderia equacionar, providenciar formação aos pais e crianças relacionada com as questões de segurança online, de modo a preparar ambos para uma utilização consciente da rede social.
Palavras-Chave: Crianças. Facebook. Redes sociais. Representações.
ABSTRACT
The intention of this article is to analyze and describe the representations of children with 4 and 5 years old regarding the use of Facebook, having been interviewed 33 children for this purpose. Through data analysis it was found that most children know Facebook, mentioning that it is possible to communicate, play and view photos on the social network. In addition to these representations, some children also mentioned that uses Facebook to communicate with family or play. The representations mentioned by children are based primarily on the observation of parents using Facebook. Following these findings, school could provide training to parents and children about issues of online safety, in order to prepare both for conscious and social network use.
Keywords: Children. Facebook. Social network. Representations.
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