Bullying e a exposição na mídia: uma análise na perspectiva do letramento crítico visual
Abstract
Este artigo trata do bullying e a exposição visual na mídia. Tem como objetivo analisar um caso de bullying, na perspectiva do letramento crítico visual, veiculado num jornal online. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, explicativos. Os teóricos que embasaram o estudo foram Levisky (s/d), Teixeira (2013) em relação à adolescência e contextos familiar e escolar; Mizan (2014), Zacchi (2014), Souza (2011), Santaella (2003, 2014) sobre as questões de letramentos, imagem e mídia. A partir da análise verificou-se que quem produziu a imagem e a lançou na mídia tentou se aproximar dos navegantes que se interessam nesse tipo de assunto para chamar mais atenção pela afinidade relacionada ao contexto do espectador. Assim, a construção de sentido produzida pelas pessoas que interpretam esta imagem é relacionada ao seu cotidiano e por isso consegue grande repercussão. Isso acontece porque a construção de sentido caracteriza-se por um processo que envolve o contexto cultural, histórico e social de quem faz a leitura da imagem.
Palavras-chave: Bullying. Linguagem na mídia. Letramento crítico visual.
ABSTRACT
This article deals with bullying and visual media exposure. Aims to analyze a case of bullying from the perspective of visual critical literacy, broadcast an online newspaper. The research methodology is qualitative approach with descriptive, explanatory goals. Theoretical that supported the study were Levinsky (s / d), Teixeira (2013) in relation to adolescence and family and school contexts; Mizan (2014), Zacchi (2014), Souza (2011), Santaella (2003, 2013, 2014) on the literacy issues, image and media. From the analysis it was found that those who produced the picture and threw it in the media tried to approach the sailors who are interested in this matter the type to draw more attention by affinity related to the viewer context. Thus the construction of meaning produced by people who interpret this is related to their daily lives and so can great impact. This is because the construction of meaning is characterized by a process involving the cultural, historical and social who does the image reading.
Keywords: Bullying. Media. Visual literacy critical.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.