Aprendizagem na sala de aula facilitada pelos materiais montessorianos

Authors

  • Ana Maria Godoy SEMED - DIGEB

Abstract

Neste artigo, buscamos apresentar alguns materiais propostos por Maria Montessori que, até hoje, podem ser usados para despertar o interesse da criança em seu processo de aprendizagem.  No início, quando se formou em medicina e foi trabalhar no subúrbio com crianças especiais, ficou preocupada em tentar fazer com que as crianças pudessem aprender. Aos poucos, foi criando vários materiais e passou a perceber que, com o uso deles, as crianças puderam avançar na aprendizagem. Mais tarde, porém, passou a trabalhar com crianças que não apresentavam problemas no processo de aprendizagem. O método apresentado por Montessori tem o propósito de desenvolver e ativar as energias e riquezas nos períodos sensíveis das crianças. Elaborou, para tanto, uma série de materiais, baseando-se nas experiências de Itard e Séguin, que têm como ponto de partida a natureza psicogenética da criança, visando a dinamizar-lhe a capacidade sensitiva na fase embrionária. Cada material tem uma função específica: o do sentido tátil, térmico, bárico, visual, auditivo, gustativo e estereognóstico. O uso desses materiais oferece à criança possibilidades de escolha, no limite de uma liberdade responsável, tornando, desse modo, interessante o processo de aprender. 

Palavras-chave: Método. Materiais. Aprendizagem.

 

 

ABSTRACT

In this article, we present the rich materials proposed by Maria Montessori that even today, can be used to arouse the interest of the child in their learning process. Earlier, when he graduated in medicine and went to work in the suburbs with special children, was concerned with trying to make the children could learn. He gradually creating various materials and began to realize that with the use of them, the children were able to advance learning. Later, however, went to work with children who had no problems in the learning process. The Montessori method is presented for the purpose of developing and activating the energies and wealth in sensitive periods of children. Prepared to do so, a number of materials, based on the experiences of Itard and Séguin, whose starting point psychogenic nature of the child in order to stimulate her sensory capacity in the embryonic stage. Each material has a specific function: the sense of touch, heat, barium, visual, auditory, gustatory and estereognóstico. The use of these materials offers children choice, within the limits of responsible freedom, making thus interesting learning process.

Keywords: Method. Materials. Learning.

Author Biography

Ana Maria Godoy, SEMED - DIGEB

Sobre materiais montessorianos.

Educação

Published

2015-07-27