Algumas ponderações sobre avaliação em educação física escolar

Authors

  • Cláudia Renata Rodrigues Xavier SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS
  • Christiane Caetano Martins Fernandes SEMED-MS

Abstract

Este texto tem como objetivo apresentar algumas ponderações sobre as quais possamos refletir acerca da avaliação escolar, especificamente na disciplina de Educação Física, por meio de um aporte teórico condizente para sua fundamentação. As discussões sobre a avaliação escolar na educação apresentam considerações que vão ao encontro das necessidades de aprendizagem dos alunos. Necessidades estas que devem ser continuamente observadas, para que o docente trace as intervenções pedagógicas adequadas à realidade encontrada. Assim, torna-se importante repensar a avaliação da aprendizagem do educando na disciplina curricular de Educação Física. Para isso, contamos com o aporte teórico de Soares et. al (1992), Castellani Filho (1998), Betti e Zuliani (2002), Luckesi (1992, 2001), Hoffmann (2005). Abordamos que a avaliação nas aulas de Educação Física Escolar deve considerar a totalidade do educando nas dimensões afetiva, cognitiva, psicológica e social, visando sua formação integral. Nesse sentido, a avaliação deve caminhar do lado oposto às práticas de ensino que enfatizam a memorização, a cópia, o treinamento, o desrespeito à diversidade, as competências individuais e principalmente o rendimento físico, na qual prioriza apenas os alunos mais aptos nas aulas de Educação Física, levando os menos aptos à exclusão. A avaliação deve ser encaminhada pelo professor para a compreensão crítica, para a criação autônoma de expressão corporal, de espírito de coletividade, ou seja, práticas que vão privilegiar a produção dos sentidos, do conhecimento, da experiência, possibilitando ao sujeito sua participação, como um ser social que se constitui por meio de um processo de relações de produções da vida humana na sua totalidade. O docente deve utilizar novas metodologias, diferentes recursos pedagógicos, além de diferenciados instrumentos de avaliação.  A avaliação na Educação Física escolar deverá permear as seguintes dimensões do conhecimento: conceitual, atitudinal e procedimental de forma eficaz, com o intuito de oportunizar a efetiva aprendizagem do educando.

 

Palavras-chave: Avaliação escolar. Educação Física. Aprendizagem.

Abstract

This text aims to present some considerations on which we can reflect on the school assessment and specifically in the discipline of Physical Education, through a consistent theoretical basis for its reasoning. The discussions on assessment in education have cosiderations that meet the learning needs of the students. These needs must be continuously observed so that the teacher trace the pedagogical interventions consistent with the actual situation. Thus, it becomes important to rethink the assessment of the student learning in physical education curriculum. For this, we rely on the theoretical contribution of Soares et. al(1992), Castellani Filho (1998), Betti and Zuliani (2002), Luckesi (1992, 2001), Hoffmann(2005). We approached that the assessment in the classes of Physical Education should consider the students in their affective, cognitive, psychological and social dimensions. In this way, the evaluation should walk in the opposite side of the teaching practices that emphasize memorization, copying, training, disrespect for diversity, individual skills and especially the physical performance, which emphasizes only the fittest students, excluding the others. The assessment should be referred by the teachers to make a critical understanding and autonomous creation of body expression, of spirit of collectivity, of practices that will favor the production of meanings, knowledge, experience, allowing the individual his participation as a social being that is constituted through a process of production relations of human life in its entirety. The teacher must use new methods, different learning resources, and diverse instruments of evaluation. Evaluation in Physical Education will must permeate the dimensions of knowledge: conceptual, procedural and attitudinal effectively, in order to chance the effective learning of the student.

Keywords: School assessment. Physical Education. Learning.

Author Biographies

Cláudia Renata Rodrigues Xavier, SEMED - Secretaria Municipal de Educação - MS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Educação pela UFMS, professora, membro do grupo de Estudos Formação e Prática – GEFPP, da linha de pesquisa Educação e Trabalho da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atualmente técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS.

Christiane Caetano Martins Fernandes, SEMED-MS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialista em Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola, professora e atualmente técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS e membro e do grupo de pésquisa FFLLIPE- Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica e Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Published

2011-09-01