Relações entre motivação, inteligência e desempenho acadêmico de alunos de ensino médio e técnico

Authors

Abstract

O desempenho acadêmico é um construto bastante complexo que tende a ser influenciado por variáveis cognitivas e emocionais. Por isso, a presente pesquisa teve o objetivo de verificar a relação entre motivação, inteligência, com o desempenho acadêmico com base na teoria de Meta realização. Participaram do estudo 70 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no ensino integrado (médio e técnico) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os participantes responderam aos instrumentos: Escala de Avaliação da Motivação para a Aprendizagem (EMAPRE) e Prova de Raciocínio Abstrato (RA), um dos cinco subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio-BPR5. Os testes foram aplicados com a finalidade de avaliar, respectivamente, o nível de motivação acadêmica dos participantes e a capacidade cognitiva. Para mensurar o desempenho acadêmico foram utilizadas as médias da somatória das notas em cada disciplina do primeiro semestre de 2014. A análise dos dados foi realizada por meio do Statistical Package for the Social Sciences - pacote estatístico para as ciências sociais – SPSS, versão 18.0. Foram efetuadas análises descritivas, como frequência, média e desvio padrão e também análises inferenciais como a correlação, para investigar a relação entre as variáveis e a regressão, buscando identificar qual das duas variáveis, motivação acadêmica ou inteligência, prediz melhor o desempenho acadêmico. Os resultados demonstraram que a motivação foi a preditora do bom desempenho acadêmico, com predomínio da meta aprender.

Palavras-Chave: Desempenho acadêmico. Motivação. Inteligência.

 

ABSTRACT

The academic performance is a very complex construct and tends to be influenced by cognitive and emotional variables. Thus, the present work aimed to verify the relation between academic motivation and intelligence, regarding the academic performance based on the theory of goal achievement. Seventy students took part on the research, of both genres, regularly enrolled on mainstream education (high school and technical) of a Federal Institute of Education, Science and Technology. The participants responded to the instruments: Learning Motivation Evaluation Scale (EMAPRE) and Abstract Thinking Test (RA), one of the five subtests of the Thinking Tests Collection (BPR-5). The tests were applied aiming to evaluate the cognitive ability and the emotional perception of the students. For measuring the academic performance it was used the average of the sum of the grades obtained on each subject of the first semester of 2014. The data analyses was performed using the software  Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, version 18.0.  Descriptive analyses were made, such as frequency, average and standard deviation, as well as inferential analyses, such as the correlation to investigate the relation between the variables and the regression, aiming to identify which variable – academic motivation or intelligence,   in the best academic performance predictor. The results showed that the motivation was the predictor of a good academic performance, with dominance of the “learning” goal.

Keyworks: Academic performance. Motivation. Intelligence. 

 

Palavras-Chave: Desempenho acadêmico. Motivação. Inteligência. 

Author Biographies

Sandra Sales Oliveira, Universidade do Vale do Sapucai

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1981), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2012). Atualmente é professora titular do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí , atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, educação, escola, aprendizagem e criança. Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí.

Rafaella Lacerda Crestani, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-Câmpus Inconfidentes. Aluna do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado.

Published

2015-07-28