Classificação e análise do reduzido acesso dos alunos do ensino médio na região de influência de Dourados - MS no período de 2009 a 2011
Abstract
No estado de Mato Grosso do Sul há uma considerável defasagem ano/série-idade dos alunos do ensino médio. Dados do IBGE e INEP demonstram que o referido nível de ensino depara-se com problemas como: distorção ano/série-idade, evasão (abandono) e reprovação. Os números desvelam a urgência em ressignificar o ensino médio brasileiro, pois a educação é fator importante para o desenvolvimento econômico da sociedade e emancipação de população. Dada a regularidade dos índices em séries históricas, podem os sistemas estaduais de ensino já terem formatado seu quadro de pessoal e sua estrutura física para atender um público-alvo reduzido, longe da meta de universalização e correção das defasagens. O objetivo desta pesquisa é classificar e analisar criticamente o reduzido acesso dos alunos no ensino médio nos municípios da Região de Influência de Dourados (MS), composta por 32 (trinta e dois) municípios. Enquanto procedimento metodológico, esta pesquisa fundamentou-se, principalmente, em dados estatísticos, com uso de metodologia de classificação de acordo com as variáveis elencadas, de modo a orientar uma eventual prioridade de investimentos por parte do poder público, analisando, estatisticamente, os números do Censo Escolar 2009, comparando-os com a realidade dos municípios sul-mato-grossenses pesquisados. Enquanto considerações foi possível destacar que o fracasso escolar é o principal fator que contribui para o reduzido acesso dos alunos no ensino médio nos municípios analisados.
Palavras-chave: Região. Dourados. Evasão. Repetência.
ABSTRACT
In the state of Mato Grosso do Sul there is a considerable gap year/age-grade of high school students. IBGE data and INEP demonstrate that that level of education is faced with problems such as distortion year / grade-age, avoidance (abandonment) and fail. The figures unveil the urgency to reframe the Brazilian high school, because education is an important factor for economic development of society and population of emancipation. Given the regularity of the indices in time series, can the state education systems have already formatted your staff and your physical structure to meet a reduced audience, far from universal service targets and correction of gaps. The objective of this research is to classify and analyze critically, limited access of students in high school in the cities of Golden Influence Region (MS), consisting of 32 (thirty two) municipalities. While methodological procedure, this research was based mainly on statistical data, classification methodology of use according to the variables listed in order to direct any priority investments by the government, analyzing statistically the numbers School Census 2009, comparing them with the reality of Mato Grosso do Sul municipalities surveyed. While considerations, it was possible to point out that school failure is the main contributing factor to the reduced access of students in high school in the selected municipalities.
Keywords: Region. Golden. Evasion. Repetition.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.