Pedagogia de projetos: um repensar na prática pedagógica docente por meio dos projetos de trabalho na escola
Abstract
Este artigo aborda a pedagogia de projetos por meio dos projetos de trabalho na escola, como um caminho para repensar a prática pedagógica docente e para a revitalização do cotidiano escolar, tendo em vista a amplitude de situações didáticas que podem levar a aprendizagem do aluno, a partir da participação, da formulação e da resolução de problemas, da aquisição de novos conceitos e consequentemente da (re) construção de conhecimentos. Sendo assim, a destacaremos, apresentando um breve histórico, mostrando que não é um tema específico da atualidade, pois é pensado e estudado desde o princípio do século passado. E ainda, apontaremos considerações para a inclusão dos projetos na prática pedagógica docente. Inclusão que propicia dinamizar o espaço da escola, ao entender que os projetos são contrários aos métodos tradicionais de ensino que trabalham os conteúdos de forma fragmentada, impossibilitando uma articulação entre as disciplinas curriculares, de maneira significativa para a realidade do aluno. A proposta de trabalho por projetos ensina o educando a pesquisar a partir de situações condizentes com a sua realidade. Busca enfatizar a necessidade de o docente oferecer condições para a formação global do aluno, com o objetivo maior de torná-lo sujeito ativo no processo de ensino e de aprendizagem, com vistas a fazê-lo capaz de intervir criticamente na sociedade, cada vez mais complexa. Aponta também para a importância de um currículo com enfoque globalizador, pautado em eixos temáticos que vão ao encontro dos problemas sociais presentes no cotidiano do aluno, sem deixar à margem do processo educativo os conteúdos disciplinares. Contudo, esses devem ser ensinados com a preocupação de que o educando realmente aprenda. Nesse contexto, o currículo deve atender a perspectiva contemporânea da educação que não permite mais o modelo inflexível de repassar conteúdos que não oportunizem nenhuma associação com o dia a dia do sujeito aprendiz.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos. Prática pedagógica docente. Currículo.
Abstract
This article focuses on the pedagogy of projects through work projects in school as a way to rethink the teacher’s pedagogical practice and to revitalize the school everyday life, in view of the breadth of didactic situations that can lead to student learning, from participating, formulation and problem solving, acquisition of new concepts and hence the (re) construction of knowledge. Thus, we’ll put it in highlights, featuring a brief history, showing that it isn’t a specific topic of today, because it has been considered and studied from the beginning of the last century. And, besides that, we’ll show considerations for the inclusion of projects in teacher’s pedagogical practice. Inclusion that provides a dynamism in the school space, on understanding that projects are contrary to traditional teaching methods that work subjects in a fragmented way, turning in a impossible way the linkage between curriculum subjects, in a significantly way to the student's reality. The proposal of work by projects teaches the student to research from situations that match their reality. Seeks to emphasize the needs for the teacher to offer conditions for the global learning of the student, with the larger goal of making he an active subject in the teaching and learning process, in order to make he able to intervene in a critically way in society, increasingly complex . It also emphasizes the importance of a curriculum that focuses the globalization, based on topics that meet the social problems that are found in the student’s life, without excluding the subjects of the educational process. However, this subjects must be taught with the interest in the student’s learning. In this context, the curriculum must meet the contemporary perspective of education that no longer allows the model that pass inflexible subjects that does not allow any association with the daily life of the learner.
Keywors: Pedagogy of projects. Teacher’s pedagogical practice. Curriculum.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A equipe editorial do periódico "Diálogos Educacionais em Revista" reserva-se o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais com vistas a manter o padrão culto da língua portuguesa, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos submetidos a esse periódico, bem como as opiniões emitidas, são da exclusiva responsabilidade de seus autores. Os trabalhos não aceitos para avaliação, não serão devolvidos aos autores. Os editores ficam responsáveis em comunicar os mesmos, sobre a aprovação ou não dos trabalhos.